Fernando Barenco

Coronavírus adia vários encontros de carros antigos

Coronavirus adia encontros de carros antigos

Muitos deles serão transferidos para o segundo semestre. Coincidências de datas serão inevitáveis

A crise do Coronavírus caiu como uma bomba nos setores de turismo e eventos, não apenas no Brasil, mas em todo o Mundo. E não foi diferente no segmento do antigomobilismo.

Nos últimos dias, nós do Maxicar temos sido contatados por clubes e organizadores de encontros de carros antigos de todo o Brasil que — por precaução e cuidado ou exigência das autoridades estaduais e municipais — estão cancelando ou adiando para o segundo semestre os eventos agendados para este e os próximos meses. Em nosso Calendário de Eventos, vários encontros programados para março e abril e maio já estão com a tarja de ‘adiado’, ou ‘cancelado’.

Alguns têm sido cancelados em cima da hora, caso do ‘Praça de Março’, do Veteran Car Clube RJ, que iria acontecer nos dias 14 e 15 de março e foi cancelado um dia antes, por causa de um decreto estadual.

Ontem (17/03), o Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, durante uma entrevista coletiva afirmou:
— Nós estamos imaginando que vamos trabalhar com números ascendentes, espirais em abril, maio e junho. Vamos passar 60 a 90 dias de muito estresse para que quando chegarmos ao fim de junho, julho, a gente imagina que entra no platô. Agosto, setembro, a gente deve estar voltando, desde que construa a chamada imunidade de mais de 50% das pessoas.

Só nos resta o 2º semestre

Diante deste quadro, os encontros de carros antigos que já foram adiados — ou ainda serão nas próximas semanas — terão que acontecer no segundo semestre.

O glamouroso anual de Araxá-MG, que iria acontecer no feriado de Corpus Christi, de 10 a 13 de junho, acaba de ser adiado para o feriado de 7 de setembro. Por isso, temos aí uma situação inusitada: dois Eventos Master da Federação Brasileira de Veículos Antigos na mesma data. Além desse Master mineiro, acontece também o Master fluminense, em Teresópolis no feriado da Pátria.

O maior evento de antigomobilismo do país, o de Águas de Lindoia-SP, foi adiado de abril para “um feriado no 2º semestre”, conforme informaram os organizadores. Só não informaram em qual feriado será.

Independente da crise da Covid-19, a questão das coincidências de datas em encontros de carros antigos é uma velha conhecida”

O segundo semestre é fraco em feriados nacionais: 7 de setembro e 12 de outubro, ambos segunda-feira; e 15 de novembro, que cai num domingo. Temos também o Dia da Consciência Negra — 20 de novembro, sexta-feira. Mas esse é feriado em apenas 832 cidades brasileiras.

Então, há poucas opções de datas para esses encontros de carros antigos maiores, que acontecem por três ou mais dias.

Independente da crise da Covid-19, a questão das coincidências de datas em encontros de carros antigos é uma velha conhecida. Algo que aflige os antigomobilistas — que muitas vezes têm que decidir em que evento ir — e prejudica o trabalho dos organizadores: dois eventos em cidades próximas na mesma data significa o esvaziamento de ambos.

Então, em 2020 a previsão é que essa situação se agrave por causa do Coronavirus. De acordo com o Ministro, o primeiro semestre já está perdido e se todos esses encontros de carros antigos adiados forem mesmo parar no segundo semestre, inevitavelmente teremos vários eventos geograficamente próximos no mesmos finais de semana.

Espalhe por aí!
  • 93
  •  
  •  
  • 3
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    96
    Shares

Fernando Barenco

É editor do Portal Maxicar. Emails para essa coluna: fernando@maxicar.com.br

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Adesivos Maxicar

Novidades dos Classificados