Curiosidades

Alumínio, bronze ou cobre: qual Shelby Cobra você prefere?

Shelby Cobra aluminio bronze

Essas três versões especiais de um dos mais famosos esportivos de todos os tempos estão à venda. Verdadeiras obras de arte em metal “nu”, com os poderosos motores V8 427

No início dos anos 1960 o famoso piloto americano Carroll Shelby comprou um roadster inglês equipado com um antiquado motor de 6 cilindros Bristol, fabricado pela AC Cars e adaptou nele um potente V8 da Ford.

Da parceria entre Carroll Shelby, AC Cars e Ford nasceu o AC Shelby Cobra. Com versões de pista e de rua, teve vida curta, sendo fabricado até 1966, com diversas motorizações. Eram produzidos na Inglaterra e finalizados nos Estados Unidos.

No início da década de 1990 teve início a fabricação dos Shelbys Cobra da série CSX4000, apelidada de “Continuação”, com as mesmas especificações básicas e aparência daqueles carros originais dos anos 1960, mas com itens modernos. Na verdade, réplicas construídas com o aval de Carroll Shelby por empresas independentes. Via de regra com carrocerias em fibra de vidro.

Os mais abastados podiam optar por uma carroceria em alumínio pintado, como na versão original da década de 1960. Ou optar por algo muito especial. Caso desses três incríveis exemplares postos à venda pela RM Sotheby’s, fabricados em bronze, cobre e alumínio pela Kirkham Motorsports, empresa de Utah – EUA que ainda hoje produz essas e outras réplicas.

Os três exemplares têm carroceria padrão MK III S/C (Semi Competition) — como a última versão originalmente fabricada, com bitola mais larga e entrada de ar maior.

Foram confeccionadas em puro em metal (exaustivamente) polido com faixas esportivas escovadas — sem uma gota de tinta sequer. Cada carroceria é composta por dezessete painéis montados à mão. As emendas são perfeitas, invisíveis mesmo se vistas por baixo.

O acabamento interno é espartano, típico dos Shelby Cobras. Todos têm os mesmos poderosos motores Big Block 427 FE V8, com bloco de alumínio, construídos pela Carroll Shelby Engine Company, mas com configurações e potências diferentes.

BRONZE

  • Shelby 427 S/C Cobra “CSX 4600”
  • Motor  427 V8, com injeção de combustível
  • 650 cv
  • US$ 475.000

COBRE

  • Shelby 427 S/C Cobra “CSX 4602”
  • Motor 427 V8, carburado
  • 550 cv
  • US$ 475.000

ALUMÍNIO

  • Shelby 427 S/C Cobra “CSX 4428”
  • Motor 427 V8, carburado
  • 550 cv
  • US$ 375.000

Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Divulgação RM Sotheby’s


Espalhe por aí!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário