Curiosidades

Ernie Adams, o mago dos carros anões

carros anões

Mercury 1949, Chevrolet 1939, Ford Conversível 1942 e vários outros clássicos americanos… fabricados em miniatura por esse artista do metal, com dedicação que já dura cinco décadas

Escondido em Maricopa, em pleno deserto do Arizona, fica um museu de automóveis sui generis. Mas o que ele tem de tão original? É o Dwarf Car Museum, ou em Português, “Museu de Carros Anões”. Hein?!

Isso mesmo! Ele abriga uma coleção de réplicas de carros americanos da primeira metade do século passado, só que menores que os modelos originais, mas nem por isso menos funcionais. Todos eles foram fabricados artesanalmente por Ernie Adams, um mago dos metais, numa oficina anexa ao museu. Cada carro leva de dois a quatro anos para ficar pronto.

carros anões

O Chevrolet da década de 1920 ficou pronto em 1965. Comparado a projetos mais recentes, é fácil notar como o trabalho de Ernie evoluiu

Hoje com 71 anos, Ernie concluiu seu primeiro carro anão em 1965. Um Chevrolet Sedan verde 1928, fabricado a partir de peças de nove velhas geladeiras. Ele existe até hoje e continua em pleno funcionamento.

Seu processo de criação começa com fotos do carro original a ser reproduzido nos mais diversos ângulos. A partir das imagens ele calcula todas as proporções. Não conseguimos descobrir a exata escala em que ele trabalha. Mas parece que seus carros anões têm 2/3 do tamanho de um carro normal.

Tudo é feito artesanalmente

Trabalho artesanal

Quase todas as peças são fabricadas do zero, incluindo, chassi, suspensão, lataria e detalhes de acabamento, com ferramentas típicas de um mestre em seu oficio: roda inglesa, martelo, serra, cinzéis, soldas, esmeril… Algumas peças pequenas são adaptadas para se tornarem o mais fieis possíveis. Ernie dedica 12 horas diárias ao trabalho.

Suas criações mais recentes usam mecânica e caixa de câmbio da linha Toyota, para poderem se encaixar no cofre do motor de menor tamanho. Por causa do espaço limitado no interior, a maioria dos carros anões não tem o banco traseiro, mas levam confortavelmente duas pessoas.

Esses carros anões são inteiramente legalizados, podendo trafegar pelas ruas e estradas normalmente.

Um de seus carros mais admirados é o Mercury 1949 num lindo tom de azul turquesa, cuja fabricação teve início em 2004. Foi um dos projetos mais desafiadores. E de fato a fidelidade ao carro original impressiona.

O Mercury 1949 , Ford 1942 e Chevrolet 1939

Já o Ford Conversível azul celeste 1942 recebeu um prêmio especial de uma revista americana especializada em carros clássicos e hots. Tem motos doado por um Toyota Corolla.

Mas o preferido por Ernie é o Chevrolet Sedan preto 1939. Com enorme riqueza de detalhes, este carro também pôs a prova as suas habilidades, com quase tudo feito a mão e um dos que levou mais tempo para ficar pronto. Foi concluído em 1990.

Ernie já teve propostas de alguns milhares de dólares em seus carros anões. Mas é claro que ele nem pensa na possibilidade de vender algum. Afinal, eles são a sua vida.

Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Divulgação – Dwarf Car Museum


LEIA TAMBÉM

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.