Rural, Jeep e picape F-75 também tiveram lugar de destaque em evento aberto a carros antigos de outras marcas
Aconteceu no último domingo, 1º de junho, na sede do SEST SENAT de São Gonçalo – RJ, a Expo Clube Willys Overland. O evento homenageou os 65 anos do lançamento do Aero Willys no Brasil.
Aero Willys nasceu nos EUA
Um dos modelos pioneiros da indústria automobilística brasileira, o Aero Willys teve origem nos Estados Unidos, onde foi produzido apenas entre 1952 e 1955 em versões de duas e quatro portas. No Brasil, o lançamento aconteceu em 1960, estando disponível apenas na versão sedan de quatro portas. Equipado com motor de 6 cilindros, toda a parte mecânica era baseada no carro-chefe da Willys: o histórico Jeep.
Dois Aero Willys da segunda fase
No final de 1962 foi lançada a primeira versão com design brasileiro, em substituição à anterior, então apelidada de “bolinha”. Visualmente um carro inteiramente novo, com linhas mais angulares, dando até a sensação de ser maior. No entanto, a traseira rabo-de-peixe já havia saído de moda. Então, o Aero Willys passou por um facelift em 1964. Em 1967 a Ford assumiu o controle da Willys Overland do Brasil e herdou seu modelos, dando continuidade à produção. Assim, o Aero foi produzido até 1971.
Expo Clube Willys Overland teve também outras marcas
Rural e Jeep
Além do Aero, a Expo Clube Willys Overland naturalmente contou com a participação de outros modelos da marca, incluindo a utilitária Rural, a picape F-75 e o “faz-tudo” Jeep.
Ford Modelo T 1919
No entanto, o evento foi aberto a modelos de outras marcas também, como por exemplo o Opala, da Chevrolet; o Modelo A, o Mustang e o Maverick, da Ford; o Karmann-Ghia, da Volkswagen. Presença ilustre do mais antigo automóvel do Estado do Rio de Janeiro: o Ford Modelo T Touring 1919. De acordo com a organização, foram mais de 180 carros antigos em exposição.
Redação: Fernando Barenco
Fotos: Organização do evento
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