Curiosidades

‘Cadimobile’ ou ‘Odsllac’? O Cadillac Station Wagon que nasceu Oldsmobile

Ao invés de usar um sedan Cadillac como base, como é o habitual, um texano optou por transformar em Cadillac uma SW de outra marca

Nunca existiu Cadillac station wagon! No passado, apenas sedans, coupês e conversíveis.  A General Motors deixou para as suas outras marcas a missão de produzir esses práticos e versáteis utilitários familiares. E como acontece com os principais fabricantes norte-americanos e mundiais, atualmente o carro-chefe da Cadillac é sua linha de SUVs, segmento no qual estreou em 1998, com o Escalade.

No entanto, entre as décadas de 1930 e 1970 podiam ser vistas nas ruas dos EUA algumas peruas Cadillac. Mas, essas eram produzidas por empresas especializadas na fabricação de ambulâncias e carros funerários, a partir de chassis fornecidos pela GM. Uma das mais famosas foi a Miller-Meteor, sobre a qual já falamos aqui no Maxicar.

Um Cadillac Station Wagon para chamar de seu

Uma SW Oldsmobile Dynamic 88 Fiesta 1959 como essa serviu de base para o projeto

Mas um texano resolveu criar sua própria Cadillac Station Wagon 1959. Porém, ao invés de usar como base um Cadillac sedan ou coupê, como é de se esperar nesse tipo de projeto de transformação, optou por adaptar uma SW de outra marca: a Oldsmobile Dynamic 88 Fiesta.

Da parede corta-fogo para frente tudo foi substituído pelos componentes de um Cadillac Sedan DeVille. Permaneceu Oldsmobile toda a parte do habitáculo, incluindo o para-brisa, as quatro portas e o vidro traseiro.  Os pouco discretos paralamas com design aero-espacial e demais componentes traseiros do Cadillac 1959 também foram muito bem adaptados, exceto pela tampa do porta-malas, que foi fabricada do zero, seguindo o estilo e que se abre para lado.

Mas o tal criativo morador de Lubbock “amarelou”, desistindo do projeto no meio do caminho, e resolvendo pôr à venda o Cadillac Station Wagon no estágio em que se encontra. Embora boa parte da funilaria esteja concluída, falta ainda todo o resto: pintura, interior, acabamentos e até mesmo a mecânica. O Cady perua ainda não possui motor nem caixa de câmbio.

R$ 48.900,00

Ford Corcel de Luxo
R$ 30.000,00

R$ 45.000,00

Alfa Romeo 2300 Ti4 1985
R$ 95.000,00

VW Brasília 1976
R$ 30.000,00

BMW 740i 1997
R$ 95.000,00

VW Kombi 1973
R$ 150.000,00

FNM 2000 JK
R$ 120.000,00

MG TD 1953
R$ 190.000,00

Chevrolet Tigre 1946
R$ 170.000,00

VW Fusca 1200 1965
R$ 49.000,00

O carro está anunciado no Ebay por US$ 35 mil, valor equivalente a cerca de R$ 173 mil, pelo câmbio de hoje. Fica a pergunta: é uma ‘Cadimobile’ ou uma ‘Odsllac’?

Fotos: Ebay e Classic Auto Mall

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados