Curiosidades

Mesmo para o hospital ou para o cemitério, vá de Cadillac!

Entre os anos 1930 aos 1970, a Cadillac forneceu chassis e mecânica especialmente para a construção de ambulâncias e veículos funerários

“C lasse e estilo são fundamentais até nos momentos mais difíceis da vida.”  É isso que devem ter pensado os dirigentes da Cadillac, quando resolveram passar a fornecer conjuntos básicos reforçados para a fabricação de ambulâncias e carros funerários, em meados dos anos 1930.

Propaganda de ambulância Miller-Metror

Esse veículo inacabado era composto de chassi reforçado com suspensão um pouco mais baixa, para permitir o mais fácil acesso de equipamentos e usuários, o mesmo motor V8, toda a frente até o parabrisa e o painel de instrumentos. Caso o cliente quisesse, portas, paineis laterais e traseira também podiam ser fornecidos separadamente para o acabamento final. Tudo era encaminhado a encarroçadoras parceiras para a montagem e instalação dos equipamentos e acessórios necessários.  A mais famosa foi a Miller-Meteor, que nos anos 1950 e 60 chegou a deter mais de 50% do mercado nesse segmento.

- 25 E 26 DE MARÇO -
Carros, motos, decorações, miniaturas, peças, ferramentas e literatura
(24) 2243-2876 / 98856-2876

O era vendido não apenas na América do Norte. Encontramos esse prospecto de 1957 da Holanda. Por curiosidade, Colocamos o texto em holandês no Google, que nos forneceu a tradução abaixo.

Veja a tradução desse prospecto holandês

Com o novo Chassi Comercial de 1957, a Cadillac continua uma tradição que vale a pena mencionar. Como a construção de um chassi especial para viaturas de ambulância e fúnebre, a Cadillac tem uma reputação de construção que se tornou conhecida em todo o mundo.

O potente motor V8 de 275 CV e o sistema de câmbio totalmente automático Hidra-matic garante uma condução ainda mais suave e um desempenho ainda melhor em todas as condições de condução.

A direção facilita a manobra em ruas estreitas ou em lugares de difícil acesso, enquanto os freios assistidos asseguram um desempenho estável de frenagem quando o pedal do freio é tocado.

Esses fatores, juntamente com a suspensão baixa e a longa distância entre eixos, garantem o manuseio imbatível e silencioso da ambulância Cadillac ou veículo funerário em alta velocidade.

O Chassi Comercial 1957 promete ser um novo sucesso para o bem conhecido nome Cadillac.

Segundo pudemos apurar, em 1979 houve uma mudança na legislação americana, que não permitiu mais o uso de ambulâncias a partir de automóveis de passeio.

O famoso Ecto-1, de “Os Caça-Fantasmas”

No cinema tivemos a mais famosa ambulância Cadillac de que se tem notícia. Trata-se de Ecto-1, o adaptado e ultraequipado veículo de “Os Caça-Fantasmas”, de 1984.

Texto e edição: Fernando Barenco

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.