Curiosidades

Adquira seu Volkswagen 1971 e ganhe um livro com a história do automóvel

Obra com capa dura e mais de 400 páginas era um presente da Concessionária Auto Modêlo (com acento mesmo!), da antiga Guanabara a seus clientes

Houve um tempo em que poucos podiam entrar em uma concessionária e adquirir um carro novo. E para esses felizardos que conseguiam, o fato era um verdadeiro acontecimento. O sonho realizado do zero km era motivo de comemoração, de chamar os parentes e vizinhos para conhecer o novo quase membro da família. E as revendas sabiam dar o devido valor a esses clientes.

Temos em mãos o livro História do Automóvel. Um ‘tijolo’ de grande formato, com mais de 400 páginas, encadernação com capa dura, totalmente ilustrado e colorido, impresso no Brasil sob licença da Societá Torinense Industria Grafica, da Itália. A edição brasileira é da antiga Concessionária Volkswagen Auto Modêlo (na época escrito com acento), do Rio de Janeiro. Era dado de brinde aos compradores de automóveis zero km, cuja linha em 1971 era composta dos Fuscas 1300 e 1500, Variant, TL, Zé do Caixão, Karmann Ghias Coupê e TC e Kombi.

Um belo presente, que conta a trajetória da indústria automobilística mundial desde os primórdios, até os tempos modernos, no caso aqueles já distantes inícios dos anos 1970. No final do livro, há um capitulo só sobre a ainda jovem indústria nacional.

De acordo com a apresentação do livro, a Auto Modêlo foi fundada em 1947 e era naquele momento o maior revendedor Volkswagen da América Latina, responsável por 30% das vendas de Volkswagens de todo o antigo Estado da Guanabara. Representava também a marca Porsche na região.

No preparo dessa curiosidade, pesquisamos um pouco mais sobre a empresa, mas não conseguimos descobrir nada a respeito de seu destino. Teria falido, mudado de nome, sido comprada por um outro conglomerado ainda mais poderoso?

Texto, fotos e edição: Fernando Barenco

Comentários do Facebook

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Novidades dos Classificados

Informativos pelo WhatsApp