Curiosidades

Parece o carro do Donald! Mas é um American Bantam

American Bantam

Gracioso mini conversível foi fabricado em 1938 pela empresa que mais tarde foi responsável pela criação da primeira versão do Jeep

Quem vê o American Bantam Model 60 Roadster 1938 pela primeira vez, pode até pensar se tratar de um carro de brinquedo. Também não é difícil associar suas linhas ao famoso “313” do Pato Donald. Por sinal, ao pesquisar para escrever esse texto, encontramos referências sobre isso, afirmando que Walt Disney se inspirou no Modelo 60 para criar o carro de seu personagem, em 1939. É possível que seja verdade…

O Model 60 Roadster teve baixa produção e atualmente é bastante raro. Seu pequeno motor de 4 cilindros tem apenas 23cv, mas a potência é suficiente para seu tamanho e peso. Embora, nem de longe consiga alcançar as 80 milhas/h indicadas no velocímetro.

A American Bantam iniciou suas atividades em 1937, a partir da compra da massa falida da American Austin Car. Sua fábrica ficava em Butler, no estado da Pensilvânia.  Era especializada em mini carros e além desse conversível, produziu também um sedan e uma Station Wagon Woddie.

American Bantam: a criadora do primeiro Jeep

Em 1940, a American Bantam participou da concorrência lançada pelo Exército dos Estados Unidos para a criação de um veículo militar leve, que deveria ter tração integral, conseguir enfrentar terrenos acidentados e ter capacidade para transportar três soldados, além de 300 quilos de cargas e armamentos. Sim, estamos falando do veículo que viria a ser o Jeep!

Concorrendo com a Willys e a Ford, a American Bantam foi a única a conseguir apresentar um protótipo do veículo no prazo estipulado pelo edital. O Bantam Jeep foi aprovado em severos testes que duraram semanas.

O protótipo American Bantam nos testes do Exército Norte-Americano

MG TD 1953
R$ 190.000,00

R$ 45.000,00

BMW 740i 1997
R$ 95.000,00

R$ 48.900,00

Ford Escort XR3 1992
R$ 29.900,00

R$ 32.000,00

R$ 45.000,00

VW Fusca 1300L 1977
R$ 35.000,00

R$ 85.000,00

Mas o Exército Norte-Americano decidiu estender o prazo do edital, alegando que a empresa não teria condições de atender as encomendas. O que fez com que a Willys acabasse ganhando a concorrência e dividindo com a Ford a produção do Jeep durante a II Guerra Mundial.

Restou à American Bantam se limitar à produção de reboques, atividade que continuou exercendo até 1956, quando foi vendida à uma metalúrgica.

Fotos: Bring a Trailer e divulgação

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados

Volta Redonda 2024