Clássicos em video

Sim, ele existe! É o Maverick Centauro

O especialista Paul Gregson foi conhecer essa raríssima versão dos anos 1980, que até mesmo ele só tinha visto em fotos

O especialista em Maverick Paul Gregson esteve na Garage Brazil — uma tremenda coleção de esportivos nacionais de Araçariguama-SP — para conhecer uma versão fora de série desse modelo clássico da Ford, que pouca gente já viu ou até mesmo ouviu falar. Trata-se do Maverick Centauro, uma versão fora-de-serie criada por uma empresa pernambucana, a Decoralto.

Colecionador do modelo, autor de livros, diretor de clube, palestrante e agora youtuber, é curioso notar que até mesmo Paul nunca tinha tido a satisfação de conhecer de perto o Maverick Centauro. Apenas por fotografias.

Esse exemplar amarelo do acervo da Garage Brazil é da 2ª fase e preserva alto índice de originalidade pós-transformação. Foi baseado em um Maverick Coupê 1976, mas transformado em 1981. Nesse vídeo de seu Canal Universo Maverick Visita, Paul observa que o fato interessante é que o Maverick Centauro começou a ser produzido dois anos depois do fim da produção do modelo pela Ford (1979).

Todos os detalhes do Maverick Centauro

No vídeo é possível concluir que, exceto pela frente personalizada em fibra de vidro que substitui a original, o restante do carro recebeu uma espécie de “armadura” também em fibra, que recobre as partes originais da carroceria. Isso pode ser observado sobretudo nas molduras das janelas das portas.

Paul mostra o carro em detalhes, por dentro e por fora: o motor V8 302 original, o painel de instrumentos redesenhado, o sistema de acesso ao tanque de combustível e ao porta-malas… Achamos que “ao vivo” é bem mais bacana que pelas fotos da época.

Quantos foram produzidos? Quantos restam ainda hoje? Não temos essas respostas, mas certamente poucos terão o privilégio de ver um exemplar de perto. Então, aproveite o vídeo!

Redação e edição: Fernando Barenco
Video: Universo Maverick Visita, no Youtube


Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados