Repórter Maxicar

Aventuras “submarinas” com um Porsche 911

Porsche 911

Trabalho de dois artistas poloneses transformou carro clássico em instalação de arte que parecia saída do fundo do mar

Quando o sol nasceu sobre a cidade portuária polonesa de Gdynia em uma manhã do verão passado, muitas pessoas se reuniram no cais para contemplar uma forma estranha, mas familiar. Suspenso no alto estava o contorno inconfundível de um Porsche 911 antigo, sua carroceria vermelha desbotada quase completamente coberta por um denso emaranhado de corais e algas marinhas.

O que os espectadores confusos estavam testemunhando não era, apesar das aparências iniciais, a recuperação do fundo mar de um Porsche 911 perdido há muito tempo. Em vez disso, foi uma instalação de arte única criada para o festival anual de arte “Gdynia Design Days” pelos artistas conceituais Ada Zielinska e Rafal Dominik. Brincando com os temas do festival de 2022 em torno do oceano e das mudanças climáticas, os artistas criaram uma visão fantástica de um recife artificial, usando um 911 real refrigerado a ar e uma narrativa onírica imaginando como esse precioso carro poderia ter sido abandonado no Báltico por várias gerações.

“A história começou quando a Porsche nos convidou para preparar uma instalação para o Design Days”, lembra Zielinska. “Rafal e eu queríamos fazer algo que conectasse a Porsche ao mar e nos inspirarmos na exposição de Damien Hurst na Bienal de Veneza em 2017, que exibia artefatos antigos aparentemente retirados do oceano cobertos de coral. As pessoas estão criando recifes com carros velhos e navios naufragados hoje, e pensamos que seria interessante usar um Porsche 911 clássico de maneira semelhante e exibi-lo à beira-mar”.

O desafio de encontrar o Porsche 911 para a instalação artística

Porsche 911

Esse foi o Porsche 911 T 1973 usado na instalação


O primeiro desafio foi talvez o maior: encontrar o carro para tão extraordinária viagem artística. Marek Sworowski, diretor de marketing da Porsche na Polônia, começou a procurar, usando os contatos da empresa em todo o país para obter um Porsche cujo proprietário concordasse em vê-lo transformado, ainda que temporariamente, em um recife artificial.

“Foi difícil encontrar alguém que nos permitisse fazer isso com o carro”, Sworowski admite com um sorriso. “Restringimos a busca a contatos que tínhamos cujos carros estavam prestes a ir para o trabalho de restauração e, quando encontramos um 911T 1973, parecia a escolha perfeita.”

No processo artístico Zielinska e Dominik criaram estruturas artificiais de coral usando impressão 3D e conchas trituradas, unindo as formas acabadas à superfície do carro durante um meticuloso e intensivo período de duas semanas. Quando finalizado, o carro estava irreconhecível. “O proprietário confiou muito em nossa abordagem e realmente acreditou no projeto. Ele apenas nos pediu para não colocar o carro dele no mar!”, acrescenta Sworowski, “

Porsche 911

O Porsche 911 parecia ter ficado por vários anos nas profundezas do oceano


Revelação no Gdynia Design Days Festival

Quando a peça finalizada, intitulada ‘Sunken Romance’, foi revelada pela primeira vez no festival Gdynia Design Days, içada sobre o porto por um guindaste, os espectadores foram compreensivelmente enganados. “Muitas pessoas ficaram bastante chocadas”, Ada admite, “e realmente pensaram que ele havia sido retirado do mar. As pessoas corriam para lá de todas as direções, pegando seus smartphones para tirar fotos.”

A instalação rapidamente se tornou uma sensação na Internet entre os fãs da Porsche e a comunidade artística em geral, mas após o término do festival, o carro logo teve seu revestimento de coral retirado e devolvido ao proprietário para o início do trabalho de restauração. O sucesso do projeto, no entanto, levou Zielinska a entrar em contato com a Porsche novamente e sugerir a criação de um curta-metragem que imaginasse a história das origens de ‘Sunken Romance’. O resultado, dirigido por Zielinska e Dominik Panasiuk, é uma exploração cinematográfica surreal do amor proibido, entre sereias e mortais, entre carros antigos e seus motoristas dedicados. Você pode assistir aqui.

Texto: Nadescha Vornehm / Porsche Newsroom
Imagens: Porsche Indonesia e Polonia / Youtube


Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados