Curiosidades

Sim, parece um Porsche! Só que não! Apresentamos o Ruf

Ruf

Essa marca alemã produz seus próprios carros, com plataformas fornecidas pela Porsche. São caríssimos modelos de baixa produção e que só se valorizam com o tempo

“Cara de um, focinho do outro”, esse dito popular cai como uma luva para esse esportivo alemão que tem cara de Porsche, chassi de Porsche, motor de Porsche, mas… que não é um Porsche! Estamos falando do Ruf. Já tinha ouvido falar?

Apesar de todas essas características, os Ruf utilizam apenas o chassi Porsche — comprado novo, sem numeração — e os famosos motores boxer de 6 cilindros (modelos mais modernos usam um motor fabricado pela própria Ruf). A carroceria é em alumínio com parachoques mais envolventes em fibra de vidro. A suspensão é própria e os detalhes de acabamento também são Ruf.

- 25 E 26 DE MARÇO -
Carros, motos, decorações, miniaturas, peças, ferramentas e literatura
(24) 2243-2876 / 98856-2876

A legislação alemã reconhece a Ruf Automobile como uma fabricante de automóveis e não como uma mera personalizadora. Eles possuem numeração de chassi própria e a mecânica é bastante modificada.

O nascimento da Ruf

Em 1974, Alois Ruf Junior herdou de seu pai uma oficina e um posto de combustíveis. Como mecânico e admirador dos modelos Porsche ele logo se livrou do ramo de combustíveis para se dedicar a consertar e restaurar os 356 e especialmente o 911, seu modelo predileto. Já no ano seguinte nascia a Ruf como conhecemos hoje, com seu primeiro Porsche modificado e aprimorado.  

A Ruf original foi fundada por seu pai 1939 e começou como uma oficina, passando depois a produzir ônibus.

Os primeiros carros Ruf eram Porsches personalizados a partir de Porsches originais. Depois passaram a ser construídos do zero a e ter chassis com numeração própria e foram reconhecidos como uma marca.

O Ruf do video e das fotos

São carros de baixa produção, com admiradores abastados de todo o mundo. Como dá para se imaginar, não são baratos. O belo exemplar azul das fotos e do video é um Ruf BTR III Cabriolet 1990. É baseado no Porsche 911 (964), modelo que foi produzido de 1989 a 1994.

Seu motor é um Porsche Flat-Six de 3,4 litros turboalimentado e câmbio de 6 marchas. 402 cv.  Está com 45 mil km rodados.  Além de chassi iniciado por “W09”, o que indica ser um legítimo Ruf, tem todos os detalhes e acabamentos da marca como rodas, parachoques, aerofólio, volante, instrumentos, etc…

Foi vendido zero km para um cliente do Japão e hoje encontra-se nos EUA, onde foi colocado a venda através de um leilão online da Bring a Trailer que se encerrou ontem, 25 de maio. O melhor lance foi de US$ 345 mil (equivalente a cerca de R$ 1,7 milhão). Mas o valor de reserva não foi alcançado e ele acabou não sendo vendido.

Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos e video: Bring a Trailer


Deixe seu comentário!

Tags

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.