Repórter Maxicar

A Opel e suas várias facetas, além dos automóveis

Opel

Bicicletas, motocicletas, arados, motores de avião, empilhadeiras, máquinas de costura e até de rolhas. Conheça outros produtos dessa fabricante alemã fundada há 160 anos

Desde máquinas de costura a bicicletas e automóveis, a história da Opel é recheada de tesouros. Nos seus 160 anos de história, a marca rica em tradições criou lendários automóveis que se tornaram best-sellers, incluindo os primeiros Doktorwagen (1909-1910), Olympia, Kadett e Kapitän, bem como os modelos atuais de grande sucesso, como os novos Corsa e Astra. Tornar tecnologias de vanguarda e outras inovações acessíveis a todos foi sempre a força motriz da empresa.

Opel

Astra Hybrid 2022 e Kadett L 1963


Mas este espírito inovador não resultou apenas em automóveis icônicos, pelo contrário. Os responsáveis sempre olharam para além do horizonte conhecido e desenvolveram produtos “made in Rüsselsheim” que causaram bastante alvoroço nos seus dias, mas que são agora, por vezes, esquecidos. Os “best-sellers mais populares” ocupam igual parte na história da Opel como os verdadeiros “gigantes do campo”. A Opel chegou mesmo a subir aos céus, mergulhando mais tarde nas profundezas marítimas com mais do que apenas o Manta. E assim, a empresa esteve sempre atualizada e também muito próxima dos principais temas mundiais.

Máquinas de produção de rolhas da Opel

Opel

A máquina de fabricação de rolhas para garrafas


Não é segredo que o fundador Adam Opel começou por fabricar máquinas de costura, em 1862, e que só quatro anos após a sua morte é que a sua esposa Sophie e os seus filhos começaram a construir automóveis. Mas poucas pessoas sabem que a Opel também produziu máquinas para a indústria vinícola durante dez anos, a partir de 1885, tendo com elas muito sucesso no mercado alemão. Por sugestão dos viticultores da região, Adam Opel tinha incluído “capsuladoras”, ou seja, máquinas de produção de rolhas, em sua linha de produção, tornando-se, assim, o primeiro fornecedor alemão deste produto. Apesar da boa procura rapidamente um problema se tornou evidente: a máquina era um produto sazonal.

A Opel foi uma grande fabricante de máquinas de costura

FNM 2000 JK
R$ 120.000,00

BMW 2002 Tii 1972
R$ 220.000,00

Ford Verona GLX 1.8
R$ 30.000,00

R$ 48.900,00

DKW Belcar Rio 1965
R$ 80.000,00

VW Kombi 1973
R$ 150.000,00

MG TD 1953
R$ 190.000,00

BMW 740i 1997
R$ 95.000,00

R$ 45.000,00

R$ 110.000,00

VW Brasília 1976
R$ 30.000,00

VW Fusca 1300L 1977
R$ 35.000,00


Por outro lado, as máquinas de costura e as bicicletas que a empresa produzia desde 1887 mantinham as instalações de produção ocupadas durante todo o ano. Assim, após a morte de Adam Opel em 1895, os seus filhos venderam toda a produção de máquinas de fabricação de rolhas aos empregados da Opel, Blöcher e Lorenz. Dedicando-se ao negócio por conta própria, eles continuaram a se beneficiar da boa reputação da Opel durante muito tempo.

 Pioneira do arado motorizado

O pioneiro (e enorme) arado motorizado


Enormes rodas de aço, um grande motor à sua frente e um esqueleto metálico logo atrás! O que será? Um arado motorizado. A Opel apresentou esta monumental máquina agrícola em 1911. No seu coração estava um motor de 60 cavalos de potência recentemente desenvolvido, com dez litros de cilindrada. A Opel pode oferecer aos agricultores uma alternativa ao arado a vapor. Isto porque o arado motorizado podia ser operado por apenas uma pessoa.

A descrição do produto prometia “ser capaz de arar dez a doze hectares por dia em solo médio/pesado”. Isso teria representado uma enorme poupança em mão-de-obra para o agricultor. Teria por que, no entanto, a terra arável na região Rhine-Main era demasiado pequena para uma utilização deste dispositivo de uma forma sensata. A produção foi suspensa, para depois eclodir a Primeira Guerra Mundial. Assim, o projeto não teve continuidade. O que resta é a distinção histórica de que a Opel foi uma das primeiras empresas da indústria motorizada a desenvolver um veículo agrícola.

Dois metros acima: pioneirismo também na elevação de objetos

A empilhadeira usava motor de automóvel


Por iniciativa de Heinrich Müller, então mestre do departamento de transportes em Rüsselsheim, a Opel desenvolveu uma empilhadeira em 1936. Estava disponível por 3.750 Reichsmarks (marcos alemães). Com uma carga útil de três toneladas e uma altura de elevação de dois metros, foi considerado pioneiro na altura. O grande responsável pelas suas capacidades era o motor de 1,5 litros, com 37 cv, que também era utilizado nos modelos Blitz de 1 tonelada e no Olympia de 1938. O seu depósito de combustível tinha uma capacidade de 30 litros. Em verdade, destinava-se a ser conduzido a uma velocidade máxima de 40 km/h, mas facilmente conseguia atingir bem mais.

Foram construídos cerca de 300 empilhadeiras, mas em 1940 a Opel venderia a licença a outro fabricante alemão de veículos. Os principais clientes eram a Deutsche Reichsbahn e o Deutsche Post. Em 1976, cerca de 60 empilhadeiras Opel Blitz ainda estavam em utilização. Um deles encontra-se, agora, no Museu Agrícola Alemão em Hohenheim, perto de Stuttgart.

 As motocicletas Opel

Opel Motoclub 500 1928 e no detalhe a propaganda da primeira motocicleta, de 1901


É, igualmente, desconhecido de muitos que a Opel esteve, também, empenhada com sucesso no desenvolvimento de motocicletas no início do século XX. Em 1901, a Opel apresentou sua primeira moto, a “Motorzweirad” (“Veículo de duas rodas com motor”). Bastante estreita, não negava a sua descendência da bicicleta.

Este modelo de estreia já exibia o conceito que se iria estabelecer nos anos seguintes: o motor surgia inserido no quadro e a roda traseira era tracionada por uma correia. Com um motor de 1¾ cv, o veículo podia atingir os 40 km/h. Foi um sucesso de mercado, pelo que se seguiram outros modelos. A última moto da Opel foi a Motoclub 500, disponível de 1928 a 1930. Embora protótipos mais modernos já estivessem sendo testados, a General Motors, novo acionista principal, pressionou a Opel em 1930 para interromper este ramo de produção.

Nos céus com os motores de avião

Propaganda de um motor de aviação


Para além do arado motorizado, o ano de 1911 teve outra estreia prevista: o motor de avião da Opel. Com potência de 65 cv, refrigerado a água, de quatro cilindros, era extremamente leve, pesando cerca de 130 quilos. O desenho técnico básico baseou-se nos motores dos automóveis Opel da época.

O novo motor fez a sua primeira grande aparição no aeroporto de Darmstadt. O voo inaugural de um motor Opel, realizado pelo pioneiro da aviação August Euler num biplano, foi assistido não só por Sophie Opel, de 71 anos, bem como pelos seus cinco filhos e ainda pelo Príncipe Heinrich da Prússia e pelo Grão-Duque Ernst Ludwig de Hesse.

Os motores de avião de seis cilindros foram também fabricados mais tarde pela Opel. No entanto, foram produzidos sob licença durante a Primeira Guerra Mundial. Pouco antes do fim da guerra, os especialistas da Opel conceberam um motor de avião de nove cilindros, com 200 cv, e que já estava sendo testado, mas que acabou nunca entrando em produção.

A Opel também no cinema

Durante a vigência da República de Weimar registou-se um florescimento da indústria cinematográfica, surgindo muitas salas de cinema, com público de milhões de pessoas. Elas não iam ao cinema só para assistir aos filmes, mas também para se informar sobre temas mundiais, eventos sociais, culturais e desportivos.

A partir de meados da década de 1920 surgiu o “Opel Wochenschau” (“Jornal da Opel”), uma compilação de notícias, patrocinada pelo fabricante de automóveis de Rüsselsheim.

Como era habitual nos noticiários da época, os filmes eram mudos, com excertos de texto inseridos pelo meio. O que hoje parece pouco espetacular, era eletrizante para os espectadores naquela época.

Texto e fotos: Stellantis Communications Europa

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