Curiosidades

Omega Limusine — Sim, ele existiu!

Omega Limusine

Modelo de 6 portas produzido a princípio sob encomenda, acabou sendo oferecido oficialmente pela Opel e pela Vauxhall na Europa

Na Europa, a Opel e a Vauxhall venderam essa pitoresca versão limusine do Omega, com 6 portas. Uma história bem curiosa que envolve quatro países.

Em 1988 — portanto, quatro anos antes do Chevrolet Omega ser lançado aqui no Brasil — uma certa empresa de taxis executivos de Israel, encomendou à Armbruster-Stageway — uma encarroçadora especializada em limusines e carros funerários, com sede no estado norte-americano do Arkansas — alguns desses Omegas em versão Limusine. Não há detalhes de como foi feita a logística da operação, mas imaginamos que tenha sido bem complicada, já que foram utilizados na transformação os Opel Omega fabricados na Alemanha, que eram despachados para os EUA, transformados e então enviados a Israel.

O Omega Limusine fez sucesso entre taxistas e empresas frotistas no Oriente Médio. Tanto que no ano seguinte, a própria Opel e sua “irmã” inglesa Vauxhall encomendaram à Armbruster-Stageway exemplares do Omega Limusine de 6 portas, que na Inglaterra se chamava Vauxhall Carlton (com volante do lado direito). Elas foram oferecidas pelas concessionárias das duas marcas do Grupo General Motors, sendo confeccionados até catálogos, como esse que encontramos, escrito em alemão.  


Omega Limusine: características

Com duas portas extras, o Omega Limusine tinha oito lugares e media 5,58 metros. Dependendo dos acessórios e da motorização — que podia ser de 2.0, 2.4 ou 3.0 litros a gasolina; e 2.4 litros movido a diesel — pesava de 1.550 a 1.700 kg.

Não há informações de quantas dessas Limusines foram encomendadas para Israel, nem quantas foram vendidas na Europa como Omega/Carlton.

A mesma foto para as duas versões da Limusine. Na terceira imagem é possivel comparar com o Omega normal


O Lotus Omega

Na Europa foi lançada também uma versão esportiva do Omega, com motor Lotus de 377cv. Já publicamos uma matéria falando sobre essa rara e incrível versão.

Texto e edição: Fernando Barenco

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados