Clássicos em video

Leilão do Mercedes-Benz 300 SL de Fangio promete recorde

Espalhe por aí!

Roadster foi um presente da Mercedes-Benz ao pentacampeão de Fórmula 1, em 1958. Juan Manuel Fangio usou o carro até 1986, depois entregue aos cuidados do museu argentino que leva o seu nome

Juan Manuel Fangio é sem dúvida um dos maiores pilotos de todos os tempos e uma das mais marcantes personalidades argentinas. Verdadeiro herói nacional. Pentacampeão mundial de Fórmula 1 na década de 1950, ganhou dois seus títulos pilotando Mercedes-Benz.


Por isso, para marcar a sua aposentadoria em 1958, a marca alemã lhe deu de presente este 300 SL Roadster na cor “Metallic Light Blue”. Na ocasião Fangio tinha 47 anos. Tamanha foi a sua importância para a Mercedes-Benz, que naquele ano ele não corria mais pela equipe, tendo conquistado seus dois últimos títulos mundiais pela Ferrari e pela Maserati em 1956 e 1957.

Fangio usou regularmente o conversível ao longo das três décadas seguintes, primeiro da Europa, depois na Argentina, para onde o carro foi despachado como “troféu”, para pagar menos impostos alfandegários. Acredita-se que “El Maestro” (como ficou conhecido) tenha sido responsável por grande parte dos cerca de 72 mil quilômetros registrados hoje em seu hodômetro.

Em 1986 esse Mercedes Benz 300SL foi entregue aos cuidados do Museu Juan Manuel Fangio, localizado em Balcarce, sua cidade natal. Lá o carro permaneceu até recentemente.

Mercedes-Benz 300 SL de Fangio preserva a originalidade

Trata-se de um automóvel ainda original de fábrica, preservando todos os traços e marcas do tempo, com o desgaste na pintura e nos bancos de couro bege, além de pequenas “mossas” e outras cicatrizes na carroceria. Mantém até a mala de couro usada por Fangio em suas viagens, dentro do porta-malas.

Fangio morreu em 1995 e o carro permaneceu aos cuidados de sua família desde então. Agora, um milionário felizardo terá a oportunidade de comprar essa verdadeira maravilha histórica sobre rodas, em um leilão de lote único realizado pela casa de leilões RM Sotheby’s na Suíça, entre 28 de fevereiro e 4 de março. O céu é o limite!

Texto: Fernando Barenco
Fotos: RM Sotheby’s


Veja também

Deixe seu comentário!

Novidades dos Classificados