Clássicos em video

VW Kombi 4 portas. Conhecia essa? Nós não!

Espalhe por aí!

Sim, ela existiu! Foi fabricada no Brasil e era destinada a serviços de lotação. Foram poucas unidades e essa verde está a venda em um site dos Estados Unidos

A “Velha Senhora” está sempre nos surpreendendo. São manjadas as configurações padrão da Kombi fechada com as duas portas do lado direito que se fecham juntas e mais tarde as com porta lateral também esquerda de correr. São conhecidas também as raras Kombis de Luxo de 6 portas, destinadas ao transporte de passageiros, disponíveis nos tempos da “Corujinha” e também da “Cliper”, a partir de 1976.

Mas encontramos agora a venda no Hemmings, famoso site de clássicos dos Estados Unidos, essa Kombi brasileira com uma configuração que confessamos que não conhecíamos. Ela tem 4 portas. Isso mesmo! Do lado esquerdo, apenas a porta do motorista, como conhecemos. Do lado direito, além da porta do passageiro, mais 2 portas independentes.

A princípio achamos que se tratava de alguma adaptação, anunciada como original no site gringo. Mas resolvemos pesquisar melhor sobre o assunto. E como geralmente acontece com fatos que envolvem modelos raros (sobretudo os da Volkswagen brasileira), há pouca coisa sobre a fabricação dessa raríssima VW Kombi de 4 portas.

VW Kombi 4 portas: poucas informações

Do lado erquerdo, apenas a porta do motorista e três janelinhas de correr. O carro a venda nos EUA continua com placas brasileiras


Um artigo assinado por Rafael de Oliveira no Sampa Kombi Clube, fala a respeito da restauração da VW Kombi de 4 portas que pertence ao acervo da CMTC (Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos) de São Paulo. Ela teria encomendado à Volkswagen 30 unidades com essa configuração em 1986. Todas vermelhas e movidas a álcool.

Inicialmente pensamos então que elas estivessem disponíveis apenas sob encomenda. Mas foi então que encontramos outra publicação sobre essa intrigante Kombi.

No site da Kombi Clube do Brasil há uma publicação de autoria de Helder Sobrêda que informa que o nome oficial é “Kombi Lotação”. Lançada em 1983, foi produzida até 1987 e não há números oficiais sobre a quantidade fabricada, já que a numeração do chassi é a mesma da Kombi Standard convencional. E o mais legal: publicaram essa propaganda da Volkswagen que reproduzimos aqui. No impresso a empresa explica que esse tipo de portas independentes permite que os passageiros das duas fileiras de bancos entrem e saiam com maior facilidade, sem a necessidade de rebater o encosto do banco do meio. Por isso era destinada a taxistas e motoristas autônomos, empresas de turismo, escolas…

VW Kombi 4 portas

Apesar de oficialmente ser uma versão Standard, ela tinha teto e laterais forradas, vidros de correr para melhor ventilação e alças de acesso dos passageiros.

Ou seja: teoricamente a VW Kombi de 4 portas estava disponível nas concessionárias, não sendo adquirida apenas por encomenda. Mas por algum motivo a ideia não vingou.

Essa a venda nos EUA não serve de parâmetro de originalidade, já que está com pintura e interior personalizados. Está a venda no formato de leilão e faltando apenas 6 dias para que seja batido o martelo, o maior lance é de apenas USS 5,250. Parece que os norte-americanos não gostaram muito da novidade.

Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Hemmings e Kombi Clube do Brasil


Veja também

Deixe seu comentário!

Novidades dos Classificados