Curiosidades

Não! Não é uma Kombi. É o Ford Taunus Transit

Kombi Ford Taunus Transit

 Assim como a perua VW, esse utilitário também tem origem alemã e estava disponível em diversas versões

Olhando assim de repente, de perfil, a gente jura se tratar de uma Kombi pick-up cabine dupla. Além da aparência, esse utilitário também outras coisas em comum com a perua da Volkswagen. Ele também é alemão, também foi lançado nos anos 1950, e também estava disponível em várias versões.

Estamos falando do Ford Taunus Transit. Ele começou a ser produzido em 1953 como uma variação da Linha FK de caminhões, que foi lançada dois anos antes, com modelos de 2, 3 e 3,5 toneladas. Assim, as vans — com versões com capacidade para 1 tonelada e 1,25 tonelada — foram batizadas inicialmente de FK1000 e FK1250. Além da Kombi, disputavam mercado com o Schnellaster F89L, da DKW e com o Tempo Matador, modelo que também utilizava mecânica VW.

Novo nome

Kombi Ford Taunus Transit

De frente, o radiador entrega a principal diferente para a Kombi: o motor dianteiro, cujo acesso era dentro da cabine


Em 1961 os caminhões FK saíram de linha. No entanto os utilitários FK1000 e FK1250 permaneceram, mas foram rebatizados como Ford Taunus Transit. Se visto de frente, a diferença entre o Transit e a Kombi fica mais evidente. É que o Ford alemão tinha o mesmo motor 1.500 refrigerado a Água do automóvel Taunus. Por isso, havia a grade de refrigeração do radiador. O acesso ao motor era feito de dentro da cabine, entre os dois bancos dianteiros (como nos atuais ônibus urbanos).

Esse detalhe representava uma vantagem em relação à Kombi: sobrava mais espaço na traseira: para carga nos furgões ou para mais um banco nas versões de passeio. No caso das pick-ups, a caçamba era mais funda, também pela ausência do motor traseiro.

O Ford Taunus Transit teve vida curta, sendo fabricado somente até 1965, quando deu lugar a um nova linha de utilitários, batizada apenas de Ford Transit. Um conceito bem diferente, que já teve quatro gerações e é fabricado até hoje.

Todas as imagens que ilustram essa matéria são de um folder do Ford Taunus Transit 1962 para o mercado francês. Note a variedade de versões, que incluem até uma “samba” com janelinhas extras no teto e teto solar, chamada de Panorama. E há ainda veículo de bombeiros e ambulância, assim como a Volkswagen fazia com suas versões especiais da Kombi.


Veja também

Espalhe por aí!
  • 1.6K
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    1.6K
    Shares

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

ANUNCIE GRÁTIS!