Repórter Maxicar

Mais que um museu de carros. É o Movie Cars Entertainment

Movie Cars Entertainment

Nova atração turística de Foz do Iguaçu reúne famosos carros e motos do cinema e da TV, divididos em 24 cenários

Foz do Iguaçu. A cidade paranaense com cerca de 250 mil habitantes é um dos principais destinos turísticos do Brasil. Sua principal atração é o Parque Nacional do Iguaçu, com suas cachoeiras — uma das 7 Maravilhas da Natureza — que atraem visitantes do mundo inteiro. Tem ainda Itaipu, a segunda maior usina hidrelétrica do planeta.

Mas se você é fã de cinema e TV e apaixonado por automóveis, como nós, tem agora mais um motivo para visitar Foz do Iguaçu em suas próximas férias. Foi inaugurado em janeiro deste ano o Movie Cars Entertainment, que é mais do que apenas um museu de automóveis. É um centro de diversão e lazer destinado à toda a família.

Coisa de cinema, literalmente

Movie Cars Entertainment

O Movie Cars Entertainment fica em Foz do Iguaçu, PR


São 5 mil m² divididos em 24 ambientes, cuja cenografia, iluminação e som buscam proporcionar ao visitante uma experiência bem imersiva. Os cenários temáticos são tão caprichados e realísticos quanto os próprios veículos em exibição. São réplicas perfeitamente caracterizadas de carros e motocicletas que ficaram famosas no mundo inteiro em filmes, séries de TV e até desenhos animados, caso Match 5 de Speed Racer, que fazia a alegria da garotada nos anos 1960, quando as TVs ainda eram em preto e branco e que acabou virando longa-metragem também.


Há ainda aqueles que não são fruto da ficção, mas se tornaram conhecidos no mundo das celebridades, é o caso por exemplo do Rolls Royce psicodélico do Beatle John Lennon, do Lincoln Continental de Elvis Presley, do Porsche 256 “Little Bastard” de James Dean, da McLaren 1988 de Airton Senna e da incomparável Brasília Amarela dos Mamonas Assassinas.

O megaempreendimento é uma inciativa do empresário de Pato Branco-PR Cláudio Petrycoski, dono de uma invejável coleção de carros antigos que reúne mais de 200 exemplares e que sempre acalentou o sonho de ter um museu de automóveis. Acabou indo além.

E Foz do Iguaçu certamente não foi escolhida ao acaso. A cidade brasileira fica em segundo lugar no número de turistas estrangeiros, graças à sua proximidade com a tríplice fronteira. Está ainda em sétimo lugar no ranking das cidades brasileiras mais visitadas anualmente.

E agora que a pandemia da COVID-19 parece estar finalmente acabando, os números do Movie Cars Entertainment mostram que ele foi planejado para receber um grande número desses visitantes, não apenas do Brasil, mas também de nossos vizinhos Argentina, Paraguai e Uruguai. O estacionamento, por exemplo, tem 200 vagas para carros e 15 para ônibus. Há ainda uma loja de souvenirs e um restaurante temático com 400 m², que nos transporta diretamente para os Estados Unidos dos anos 1950.

Movie Cars Entertainment: alguns destaques das telonas e das telinhas

Ford V8 1933 de Bonnie & Clyde – O casal de meliantes mais famoso dos EUA foi morto numa emboscada da polícia, em 23 de maio de 1934, no estado sulista da Louisiana. O carro ficou cravejado com mais de 100 tiros. Ela tinha 23 anos, ele 25. Suas aventuras já renderam muitas obras no cinema e na TV. Dizem que Clyde era fã dos então recém-lançados Ford V8, já que eram rápidos e “davam poeira” nas viaturas policiais, geralmente de 6 cilindros.

Herbie – É claro que um dos carros mais famosos da história do cinema não poderia faltar. Foi o astro de uma sequência de filmes dos Estudios Disney “Se meu Fusca falasse”, lançados na década de 1960 e exibidos à exaustão ao longo das décadas, encantando gerações. E voltou no remake “Herbie, meu Fusca turbinado”, de 2005.

Morris Mini de Mr. Bean – Quem não se lembra nas hilárias cenas desse inglês atrapalhado e seu carrinho amarelo? Entre as mais famosas está justamente a retratada pelo Movie Cars Entertainment, quando Mr. Bean dirige fora do carro, sentado numa poltrona amarrada ao teto.

Lotus Espirit de 007 – O carro original funcionava de fato como um submarino e foi desenvolvido para o filme 007 – O Espião Que Me Amava, de 1977, que teve Roger Moore como James Bond.

Motos – As motocicletas também não foram esquecidas, com três bastante famosas: a Harley Davidson Fat Boy de “O exterminador do Futuro” (hasta lá vista, baby!), estrelado por Arnold Schwarzenegger; Kawasaki GPZ 900R de “Top Gun” (na foto, num hangar ao lado de uma réplica de caça), com Tom Cruise; e Harley Davidson do Sidecar em famosa cena de “Indiana Jones – a última cruzada”, em que Harrison Ford na pele do personagem-título “dá carona” para seu pai, vivido por Sean Connery.

Movie Cars Entertainment

DeLorean DM-12 – Esse é outro que está entre os mais famosos de todos os tempos, disputando cabeça-a-cabeça com o Herbie. O misto de carro e máquina do tempo foi a terceira estrela da trilogia “De Volta para o Futuro”, com Michael J. Fox e Christopher Lloyd.

Movie Cars Entertainment

Cadillac Ecto-1 – Ops, mas acho que esse também não fica muito atrás, quando o assunto é fama! Não é à toa que essa ambulância 1959 com carroceria Miller-Meteor está de volta aos cinemas, em mais uma refilmagem de “GhostBusters” ou “Os Caça-Fantasmas”, que teve sua primeira versão em 1984.

Movie Cars Entertainment

Impala de “Supernatural” – O Chevrolet 1967 ficou famoso na série cancelada no final do ano passado, depois de 327 episódios e 15 temporadas. Em “Supernatural”, os irmãos Dean e Sam Winchester percorreram os Estados Unidos investigando casos paranormais, inexplicáveis e lendas urbanas. Por isso a mala do carro é recheada de objetos bizarros. Sobre o final da série, publicamos algo muito interessante!

Movie Cars Entertainment

Calhambeque de “A Família Buscapé” – Essa lata velha cheia de bugigangas conseguiu ficar famosa tanto na TV, quanto no cinema. É que “A Família Buscapé” foi originalmente uma série norte-americana que estreou em 1962, sendo inclusive exibida no Brasil. Em 1993, foi realizado um filme, estrelado por Jim Varney.

A Kombi de “Lost” – Quem assistiu essa fantástica série — que estreou em 2004 e teve seis temporadas, estando disponível em serviços de streaming até hoje (recomendamos!) — vai se lembrar dessas Kombis. No passado elas prestavam serviços para a misteriosa “Iniciativa Dharma” , cuja logo substitui o emblema VW na frente. Depois foram abandonadas no meio da floresta e uma delas encontrada anos depois por nossos heróis da praia.

Mercury de “Stallone Cobra” — Quem não se lembra desse clássico dos filmes de ação dos anos 1980, cujo Mercury Monterrey 1950 dividiu o protagonismo com Silvester Stallone? Pouca gente sabe, mas o carro pertencia, e ainda pertence, ao próprio astro de hollywood.

Movie Cars Entertainment

Mustang Eleanor — Esse é sem sombra de dúvida um dos mais desejados carros do cinema de todos os tempos. O Ford Mustang GT 500 “Eleanor” foi o principal carro de “60 Segundos” (2000), estrelado por Nicolas Cage, ex-ladrão que é obrigado é roubar 50 carros raros e caros em um curto período de tempo, para salvar a vida de seu irmão. O elenco tem também Angelina Jolie.

Essa é só uma amostra comentada do que o visitante vai ver de perto no Movie Cars Entertainment. Tem ainda a Ferrari de “Magnum”, o furgão Ford fantasiado de cachorro de “Debi e Loide 2”, o Pontiac Trans Am de “A Super Máquina”… é tanta coisa legal! Dá uma olhada em nossa Galeria de Imagens para ver se reconhece mais alguns!

O Movie Cars Entertainment fica na Rodovia das Cataratas – BR 469, km 20 nº 11. 547, próximo ao Parque Nacional do Iguaçu. Funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. www.moviecars.com.br

Bora?

Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Melissa Licínio Ferraz
Videos: Youtube


Veja também

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados