Clássicos em video

Ailtinho Collection Car: VWs e motos clássicas numa só coleção

Museu em São João da Boa Vista – SP reúne 40 carros refrigerados a ar e 80 motocicletas. Destaque para os Fuscas “Cornowagen”, Pé de Boi, e Última Edicion mexicano. Entre as motos, modelos japoneses, ingleses e alemães

O que há em comum entre Volkswagens refrigerados a ar e motos? Ambos são o tema de uma incrível coleção em São João da Boa Vista, no interior de São Paulo: a Ailtinho Collection Car.

O museu pertence ao empresário Ailton Ambroso Filho e já virou atração turística na cidade com cerca de 90 mil habitantes, distante 220 km da capital do estado. Inclusive, em 2019 o espaço foi aberto ao público, como parte das comemorações do aniversário de 198 anos do município.

São 40 carros e 80 motos, além de brinquedos e alguns mini-carros motorizados, como Fusca, Jeep militar e MP Lafer.

Séries raras e especiais do Fusca

Os Fuscas são a grande maioria entre os carros, inclusive com várias versões especiais e raras.  Tem o Pé de Boi; o “Cornowagen” 1965, o raríssimo modelo com teto solar; o 1600S Bizorrão 1975, um Série Ouro 1996 zero quilômetro; também um mexicano Última Edicion 2003, série especial que marcou o fim da produção do Fusca no mundo inteiro.

Há ainda os derivados nacionais do Fusca: Kombi, Brasília, TL, Variant, Variant II, Karmann Ghia, 1600 “Zé do Caixão”, SP2; além dos “primos” Puma, MP Lafer e Porsche 356 (provavelmente uma réplica nacional).

Entre as motocicletas, nota-se a preferência pelas Honda, mas há também de outras marcas, como as concorrentes japonesas Yamaha e Kawasaki, a alemã BMW, as inglesas Triumph e Royal Enfield (hoje na Índia) e a brasileira Agrale (em parceria com a italiana Cagiva).

Ailtinho Collection Car

O empresário Ailton Ambroso Filho e sua coleção (fotos: Instagram)


Algumas informações técnicas sobre os carros não estão 100% corretas. Mas levemos em consideração que o simpático casal do canal “Lugares da Nossa Região” do Youtube não é especialista no assunto.

Um detalhe interessante. Logo nos primeiros segundos do video, nota-se a presença de um Citroën 3CV entre todos aqueles Volkswagens. Mas o que ele estaria fazendo ali? É que o modelo argentino de origem francesa também tem motor refrigerado a ar. O 3CV é uma variação do 2CV e foi produzido somente na Argentina.

A Ailtinho Collection Car é uma coleção particular e não fica aberta a visitação pública. Mas é possível fazer uma visita, com agendamento pelo Instagram.


Veja também

Espalhe por aí!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

2 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

ANUNCIE GRÁTIS!

Web Stories

Encontros de carros antigos Os carros mais “felizes” do mundo! Onde foram parar as nossas peruas?