Coberturas

Encontro de Fuscas São Bernardo Plaza Shopping – S.B do Campo, SP

Encontro Fuscas São Bernardo

Homenagem a um certo “Itamar”

Evento lembrou os 28 anos do relançamento do Fusca no Brasil, em 1993. Fabricação havia sido encerrada em 1986

Foi um sucesso o Encontro de Fuscas São Bernardo Plaza Shopping, que aconteceu ontem, 15 de agosto de 2021, no ABC Paulista. A organização ficou por conta do Fusca Clube do Brasil, um dos mais tradicionais clubes do modelo, fundado em 1985 e que tem sede na Capital Paulista.

Encontro Fuscas São Bernardo

Fusca Série Ouro 1996, mascote do evento


Uma exposição que comemorou os 28 anos de relançamento do Fusca no Brasil, o que aconteceu no dia 23 de agosto de 1993. Lembrando que o Volkswagen Sedan, ou Fusca, chegou ao Brasil em 1950. Foi montado pelo sistema de CKD até 1959, quando foi nacionalizado. Foi fabricado até 1986. Em 1993, na onda dos carros populares, foi relançado a pedido do então presidente da República, Itamar Franco. Por isso, recebeu a alcunha de “Fusca Itamar”. Foi fabricado até 1996.

Como não poderia deixar de ser, o Encontro de Fuscas São Bernardo Plaza Shopping contou com a participação de alguns exemplares dessa fase. O exemplar 1996 na cor ‘prata lunar’ da Série Ouro, foi uma espécie de mascote, ficando estacionado ao lado dos alimentos arrecadados. Chamou a atenção seu estado de conservação e originalidade.

A esmagadora maioria dos carros em exposição era de Fuscas e seus derivados, com motores VW refrigerados a ar. Mas havia também VWs refrigerados a água e carros antigos de outras marcas.

Gostamos:


– Do 1300 1983 com pintura dos antigos Fuscas de serviço da Telesp. Não sabemos se é genuíno. Se não for, foi muito bem caracterizado.

– De outro Fusca viatura. Dessa vez a radiopatrulha da cidade de Pinhalzinho. Na época, aqui no Rio de Janeiro, eles tinham o carinhoso apelido de “Joaninha”.

– Do VW SP2 1975, ‘amarelo imperial’. O esportivo brasileiro ganhou reconhecimento mundial entre os fãs de Volkswagens clássicos.

– Do MP Lafer Ti 1989, a última versão desse fora-de-série nacional, que não obteve o mesmo sucesso de vendas da versão clássica, mas que hoje é “mosca branca”. A falta da grade e dos demais cromados de fato tiraram o seu charme.

– Do Fusca hot rod prata e preto, sem paralamas dianteiros e com teto rebaixado. Muito bem projetado e executado.

– Da VW Variant 1970 ‘azul diamante’ acompanhada da carretinha Karmann Ghia da mesma cor.

Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Odair Ferraz – Visite sua Loja Virtual



Veja também

Espalhe por aí!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

2 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

ANUNCIE GRÁTIS!

Web Stories

Encontros de carros antigos Os carros mais “felizes” do mundo! Onde foram parar as nossas peruas?