Curiosidades

Você sabia que a fábrica do Santa Matilde 4.1 teve um showroom em Petrópolis?

Santa Matilde

Sucursal da empresa nos anos 1980 ficava em um prédio histórico da cidade da Região Serrana do Rio

O SM 4.1, ou simplesmente Santa Matilde, tornou famosa Três Rios, a cidade fluminense próxima à divisa com Minas Gerais. Era lá que ficava a fábrica da Cia Industrial Santa Matilde, que fabricava esse famoso fora-de-série brasileiro.

Mas o que até mesmo a maioria dos aficionados pelo modelo não sabe é que a Cia Industrial Santa Matilde tinha nos anos 1980 um escritório e showroom de seus produtos em Petrópolis, cidade serrana do Rio de Janeiro, distante apenas 66 km de Três Rios.

Essa sucursal ficava instalada neste suntuoso casarão construído em 1872, (portanto ainda no tempo do Império) pelo Barão do Catete. Fica localizado no coração do Centro Histórico da cidade, na famosa Avenida Koeller. Em seus amplos jardins, ficavam em exposição os automóveis Santa Matilde e vagões ferroviários. Uma vitrine para dois dos principais produtos da empresa.

No final da década de 1990, o antigo endereço do Cia Industrial Santa Matilde se transformou no Palácio Sérgio Fadel, atual sede da Prefeitura da “Cidade Imperial”.

Infelizmente, por mais que tentássemos, não conseguimos encontrar uma foto sequer dessa passagem de mais de uma década da empresa por Petrópolis. Caso você disponha de uma imagem, por favor entre em contato conosco pelo e-mail sac@maxicar.com.br. Gostaríamos muito de ter uma foto publicada.

Por hora, temos essas fotos atuais do agora Palácio Sérgio Fadel e a placa turística que conta a história do imóvel e registra a passagem dessa indústria por ali.


Veja também

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados