Repórter Maxicar

A história de sucesso da Porsche em Le Mans

Porsche Le Mans

“Porsche Moments”, uma nova série que dedica seis episódios a este famoso capítulo da história da marca nas pistas. A exibição será no Instagram

Stuttgart. A Porsche criou momentos para a eternidade em Le Mans. Nos próximos meses, o Porsche Museum se dedicará extensivamente ao principal tema do patrimônio: “A história de sucesso da Porsche em Le Mans”. O ponto de partida é 1951, o ano em que a Porsche conquistou a vitória da classe com o 356 SL. Mais 107 vitórias da classe e 19 no total acompanharam o triunfo com o Coupé de liga leve.

Setenta anos depois, a Porsche lança Porsche Moments, uma nova série que dedica seis episódios a este famoso capítulo. A equipe presta homenagem aos muitos momentos historicamente significativos na Le Mans através da mídia, internacionalmente, e na sede em Zuffenhausen. “No novo formato Porsche Moments, destacaremos momentos especiais em nosso passado durante os quais nós – a partir do ponto de vista que temos hoje – fizemos história corporativa, de produto ou de corrida. Reconstruímos esses momentos da forma mais autêntica possível por meio de testemunhas contemporâneas e convidamos nossos fãs a reviverem esses Porsche Moments especiais por meio de nossos canais de mídia social,” diz Achim Stejskal, chefe do Porsche Heritage and Museum. O vencedor de Le Mans e campeão de resistência, Timo Bernhard, conduz os fãs pelos episódios na qualidade de apresentador. Ele se encontra com testemunhas contemporâneas interessantes “em quatro rodas e duas pernas” em Zuffenhausen e Weissach.


Porsche 356 SL, o primeiro capítulo em Le Mans

Para o primeiro episódio da Porsche Moments, Timo Bernhard convidou um companheiro que não via há dois anos: Fritz Enzinger, vice-presidente do automobilismo na Porsche. Enzinger conduziu a marca a três vitórias no total em Le Mans. A reunião em frente ao histórico prédio de tijolos de Werk 1 é como um encontro de velhos amigos – é como se os dois tivessem trazido a lenda de Le Mans à Zuffenhausen. “A confiança e a amizade são importantes para o sucesso nas corridas,” explica Enzinger ao sair do 356 SL. SL significa Super Light. Graças a sua carroceria de alumínio, o Coupé pesa apenas 680 kg. Quase 120 kg a menos do que os 356 Coupés de carroceria de aço produzidos pela Reutter em Stuttgart em novembro de 1949. “Wilhelm Hild da equipe de trabalho da Porsche deu ao 356 SL o apelido de ‘lata de alumínio’,” Enzinger revela e ri. Internamente, o carro leva o nome de “Type 514 Porsche Sport para Le Mans 1951”.

A partir de 1948, a Porsche construiu 44 Coupés Type 356/2 em Gmünd, na região da Caríntia, na Áustria. Outras onze carrocerias chegaram a Stuttgart e algumas foram posteriormente desenvolvidas aqui. O carro apresentado no primeiro episódio da Porsche Moments é o “padrinho histórico” do vencedor da classe e foi feito em 1952 – um ano depois do carro vencedor original Nº 46. “Imagine só – um carro com menos de 50 CV percorre 2.840,65 quilômetros em Le Mans a uma velocidade média de 118,36 km/h. E isso em 1951! Ele viajou para a corrida por rodovia – e depois retornou à Zuffenhausen por estradas rurais,” diz Enzinger. O carro vencedor foi pilotado pelo importador francês Auguste Veuillet e seu compatriota Edmond Mouche, dois pilotos para uma corrida de 24 horas – nada incomum na época.

O encontro de Bernhard e Enzinger na frente do Werk 1 é simbólico para a jornada da Porsche de Zuffenhausen à vitória da primeira classe em Le Mans. Originalmente, a equipe havia começado no prédio Reutter. “Hoje em dia, é inconcebível dirigir carros de competição por estrada até Le Mans,” diz Bernhard sobre a arriscada viagem de onze horas realizada em 16 de junho de 1951. “A saída foi às 7h15 da manhã, Ferry Porsche dispensou a equipe,” diz Enzinger e mostra fotos históricas e verbetes sobre esse momento no diário do então designer-chefe, Karl Rabe. O piloto Veuillet e o diretor de corrida Charles Faroux de 24 Horas de Le Mans conseguiram convencer Ferdinand e Ferry Porsche a participarem de Le Mans no Salão do Automóvel de Paris no ano anterior.

Porsche Le Mans

Timo Bernhard (d) e Fritz Enzinger lançam a nova série “Porsche Moments”


O caminho para a vitória da primeira classe em 24 de junho de 1951 provou ser longo – dois dos três carros de competição e treinamento já tinham sofrido acidentes quando a corrida começou. Todas as esperanças estavam concentradas no compacto restante e em seu motor boxer de quatro cilindros e 46 CV com cilindrada aumentada. “Se você ganha em Le Mans com um Porsche, isso repercute em toda a empresa,” lembra Enzinger. “Deve ter sido o mesmo com a vitória da primeira classe. Le Mans é simplesmente um lugar mágico”. O melhor Porsche Moment de Enzinger na França foi a vitória em 2015: “Dominamos desde os primeiros treinos livres, uma sensação indescritível. O suspense atingiu o pico na linha de chegada.” O Porsche Moment pessoal de Timo Bernhard foi a vitória final em 2017. “Ganhar três anos consecutivos somente é possível com a melhor equipe. Viemos de 21 nações – e todos tínhamos o mesmo objetivo”. Falando sobre a “mesma coisa”: Fritz Enzinger sempre teve o mesmo quarto de hotel desde 2014, nº 424, uma tradição que “acalma os nervos”. Outra tradição da Porsche é a transferência da tecnologia do automobilismo para a produção. Este é o caso ainda hoje e nunca foi diferente. “As pistas de corrida são laboratórios de desenvolvimento das tecnologias da marca. Na Porsche, as soluções inovadoras devem ser comprovadas nas condições mais árduas. Só então elas podem ser colocadas em veículos rodoviários,” diz Bernhard. “No momento em que o carro voltou para casa, quando o motor do 356 SL foi ligado, o Porsche tinha cerca de 4 CV a mais, de acordo com as anedotas,” diz o homem de 40 anos.

Porsche Le Mans

Fotos históricas do arquivo da empresa documentam os primórdios em Le Mans


Roadshow

Para homenagear a história de sucesso da Porsche em Le Mans em todo o mundo, a fabricante de carros esportivos também realizará um roadshow de junho de 2021 a janeiro de 2022, além dos Porsche Moments. O plano é parar em 14 estações em 10 países, incluindo França, Holanda, Reino Unido, EUA, China, Emirados Árabes Unidos e Alemanha. Os entusiastas da Porsche podem esperar as exibições estáticas e dinâmicas de mais de 20 carros vencedores originais da coleção histórica. Em todos os Porsche Experience Centres do mundo, os chamados Heritage Corners – de acordo com o roadshow – serão dedicados a explorar a história com mais profundidade. Além disso, vários eventos de carros clássicos estão sendo planejados, como a Monterey Car Week, na Califórnia. Dependendo da situação da pandemia, a presença de pilotos daquela época poderá ser possível ao vivo ou virtualmente. Eles darão aos fãs da Porsche e entusiastas do automobilismo suas percepções sobre experiências emocionantes.

Porsche Le Mans

A Porsche relembra seu sucesso em Le Mans com o 356 SL e cinco outras lendas do automobilismo


O Porsche Museum postará o primeiro Porsche Moments com Timo Bernhard e Fritz Enzinger no Instagram @porsche.museum na quarta-feira, 16 de junho de 2021. Cinco episódios adicionais seguirão pelas próximas semanas, já que o formato Porsche Moments continuará em Weissach. Lá, Timo Bernhard encontrará protagonistas e testemunhas contemporâneas como Norbert Singer, Walter Röhrl e Hans-Joachim “Strietzel” Stuck. Os seguintes modelos também estarão em exibição: 917 KH (1971), 936/81 e 924 GTP (1981), 962 (1987), 911 GT1 (1998), e também o 919 Hybrid (2017). Muitas histórias emocionantes que tornam tangível a lenda da Porsche na Le Mans e explicam o significado histórico de cada vitória. O roadshow será amplamente exibido nos canais de mídia social da empresa, o que possibilitará alguns insights especiais.

Os fãs interessados também podem acompanhar “A história de sucesso da Porsche em Le Mans” por trás da divisória de vidro, que oferece uma visão da oficina, no Porsche Museum. O roadshow faz uma parada lá e seis vencedores da classe Le Mans e de outras em geral estarão em exibição.

Texto e fotos: Porsche Newsroom


Veja também

Espalhe por aí!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

ANUNCIE GRÁTIS!

Web Stories

Onde foram parar as nossas peruas? Nosso conteúdo um junho – Carros antigos Carros diferentes, nomes iguais