10 Perguntas ao Presidente, com Fatima Barenco

Debora Cristine Porath Voigt – Veteran Car Club Pomerode – SC

Veteran Car Clube Pomerode

“Carro antigo é SIM coisa para mulheres também!”

Ela mostra com muita garra e determinação o seu empenho no antigomobilismo. Ganhou seu primeiro carro antigo aos 16 anos, que é até hoje o seu grande xodó. Junto com ela, seu marido e filho, estão sempre presentes aos eventos. “Consegui traçar um caminho bacana e servir de incentivo para que muitas outras mulheres viessem a participar e deixar nossos eventos mais femininos”. Neste mês o meu bate papo superdescontraído é com a presidente do Veteran Car Club Pomerode – SC, Debora Cristine Porath Voigt.


Débora, em primeiro lugar queremos conhecer um pouco da história do Veteran Car Club Pomerode.

O Veteran Car Club de Pomerode surgiu a partir da paixão em comum pelo antigomobilismo de um pequeno grupo de amigos. Nós já participávamos de outros eventos e a partir daí surgiu a vontade de fazer eventos em nossa cidade e logo no ano seguinte fizemos a 1ª edição do Encontro de Veículos Antigos de Pomerode, que aconteceu em 2004.”

Veteran Car Club Pomerode

O encontro anual do clube em 2020 reuniu mais de mil veículos

Vocês realizaram em março de 2020 o 17° Encontro de Veículos Antigos de Pomerode. Nos fale um pouco sobre o evento.

O 17º Encontro de Veículos Antigos de Pomerode foi palco de um belíssimo espetáculo. Nessa edição realizada durante os dias 06, 07 e 08 de março de 2020 participaram do evento 1.100 veículos antigos vindos de todos o Brasil e um público de aproximadamente 12.600 mil pessoas. Durante os 3 dias do evento, foi possível relembrar os bons tempos do automobilismo com veículos fabricados entre os anos de 1928 e 1994, nacionais e importados… Veículos conversíveis, clássicos, esportivos, hots, caminhões, militares, motos e bicicletas.

Veteran Car Club Pomerode

Público excepcional no encontro anual do clube, em março do ano passado


Não são muitas as mulheres à frente da presidência de um clube de carros antigos, onde a predominância é masculina. Como tem sido a sua trajetória no Veteran Car Club Pomerode?

Público excepcional no encontro anual do clube, em março do ano passado

Quando começamos a participar dos eventos de veículos antigos em nossa região, éramos recebidos com certa surpresa por nossa pouca idade, na época se dizia que “carro antigo é coisa para pessoas mais maduras, em sua grande maioria homens, carros de família. Jovens nem mulheres combinam com isso”.
Atualmente esse cenário é diferente, e é sim um espaço para todos os tipos de pessoas, sem preconceitos. Consegui traçar um caminho bacana e servir de incentivo para que muitas outras mulheres viessem a participar e deixar nossos eventos mais femininos. Hoje somos muitas e muitas ainda estão chegando e seguirão neste caminho.

Carro antigo é SIM coisa para mulheres também!

Nos fale sobre o grupo de Pin-ups, como surgiu essa ideia? São todas antigomobilistas?

Veteran Car Club Pomerode

As famosas pin-ups


A ideia das pinups surgiu para movimentar o evento, entrar no clima do evento e fazer nosso visitante também sentir esse clima. Os homens usam suspensórios e as mulheres com a produção completa de pin-up. Inclusive as nossas crianças entram junto nesse clima.

Qual o número de mulheres associadas do clube?

Eu sou a única mulher associada ao grupo, todas as outras Pinu-ps são esposas de associados. Esse meu interesse e participação sempre fez com que nosso grupo fosse e é assim até hoje, muito família. Nós vamos aos eventos sempre em família e isso fez com que despertasse esse interesse das mulheres em participarem ativamente das nossas atividades.

Veteran Car Club Pomerode

Debora, com o marido e o filho, possam com a pick-up Chevrolet 3100 ‘boca-de-sapo’


De que forma a pandemia afetou as atividades de seu clube e a vida dos sócios?

A pandemia chegou logo após nosso evento de 2020 e desde lá tudo teve que ser repensado. Tínhamos muitos planos e grandes ideias para 2021, mas infelizmente tudo mudou. Cancelamos nosso evento que estava programado e seguimos firmes com muita fé e esperança de que quando tudo isso passar, possamos estar todos juntos com saúde para seguir pelas estradas em grandes aventuras a bordo de nossos veículos antigos.

Quando a pandemia finalmente tiver fim, qual será a sua primeira viagem a bordo de um carro antigo?

Já temos muitos roteiros em mente, o difícil mesmo será escolher qual deles será o primeiro.

Nos encontros ouvimos muitas histórias do quanto significa determinada marca de carro para uma pessoa, das lembranças de infância e de muitas outras recordações. De onde vem sua paixão pelos carros Antigos? E qual o seu xodó sobre rodas?

Veteran Car Club Pomerode

Debora, com os pais (e), o marido e o filho. Aero Willys ganho de presente aos 16 anos


Me apaixonei pelo universo do carro antigo quando conheci meu marido. Ele na época já tinha um carro antigo e comecei a participar e ajudar ele na restauração e aquilo me contagiou de tal forma que depois não paramos mais. São muitas viagens, muitas histórias a bordo dos nossos xodós. Meu grande xodó é o Aero Willys 1962. Esse foi meu primeiro carro, que ganhei dos meus pais quando eu tinha 16 anos. Meu companheiro desde 2002.

Para quem quiser se filiar ao clube, como deve proceder?

Nosso grupo atualmente é muito mais que um simples clube, é um grande grupo de amigos e para se filiar ao Clube é preciso que tenhamos a aprovação de todos os sócios… na maioria das vezes são indicações de alguém que faz parte do grupo.

Veteran Car Club Pomerode

A turma animada do clube


Nossa entrevista está terminando e deixo aqui com a palavra a presidente Débora, a quem agradeço imensamente pela participação e por poder mostrar a cada mês um pouco mais sobre os clubes brasileiros. O espaço é todo seu…

Agradeço muito a você por este espaço, pela oportunidade de compartilhar um pouco sobre minha história e conexão com o “carro antigo”.


Veja também

Espalhe por aí!
  • 262
  •  
  •  
  • 1
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    263
    Shares

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

ANUNCIE GRÁTIS!