10 Perguntas ao Presidente, com Fatima Barenco

Entrevista: Gilberto Leite Penteado – ARCA – Catanduva, SP

ARCA

Tudo começou com uma pizza… e lá se vão 20 anos!

“O nome ARCA já diz tudo. Na Bíblia, Noé fez a ARCA para preservar as espécies do dilúvio; nós do ARCA – para preservar o automóvel e contar sua história e evolução no tempo”.  Ele é um dos fundadores do clube e fala com orgulho da sua parceira e esposa Célia, que o incentivou na criação.

Esse mês tenho a honra de bater um papo com o Presidente do ARCA – Antigomobilistas da Região de Catanduva, Gilberto Leite Penteado.


Em primeiro lugar queremos conhecer a história do ARCA – Antigomobilistas da Região de Catanduva. Quando e como surgiu?

O ARCA surgiu em 4 de abril de 2004 – data de nosso primeiro evento em Catanduva.  Nessa época (entre 1998 e 2003) eu e alguns amigos participávamos de encontros de veículos antigos em cidades da região de Catanduva e um pouco mais longe (Taquaritinga, Matão, Araraquara, São José do Rio Preto, Monte Alto… etc). Fui fazendo muitos amigos do meio e eles começaram a perguntar: “Quando terremos um encontro em Catanduva?” Comentei então com minha esposa Célia. “Arruma um amigo e vamos fazer!”, ela respondeu, animada. Isso aconteceu em janeiro de 2004, enquanto comíamos uma bela pizza, já de madrugada. O dia 4 de abril daquele ano caiu em um Domingo de Ramos, tempo fechado garoando, e perto das 9h, horário de início do evento, o tempo se abriu e tivemos um encontro maravilhoso. Esperava em torno de 100 carros e tivemos mais de 200.

O nome ARCA (dado pela minha esposa Célia) já diz tudo: na Bíblia, Noé fez a ARCA para preservar as espécies do dilúvio; nós do ARCA, para preservar o automóvel e contar sua história e evolução no tempo. História e Cultura.  

Momentos de evento realizado pelo ARCA

Há quanto tempo preside o ARCA?

Sou fundador, junto com minha esposa e o amigo Fernando. Sou o Presidente atual e já fui algumas outras vezes.

Que atividades o clube realiza?

Realizamos o evento anual, sempre no mês de abril, mês de aniversário de Catanduva. Fazemos parte do calendário oficial de eventos da cidade. Temos o encontro mensal (todo terceiro domingo do mês), participamos de desfiles cívico/militares, em dezembro realizamos a carreata do Noel, desfilando pelas ruas centrais de Catanduva.

Momentos de evento realizado pelo ARCA

Nosso encontro sempre foi beneficente, recolhemos alimentos e agasalhos, que são doados aos Vicentinos da Diocese de Catanduva. Também parte dos valores arrecadados doamos para AVCC, Senhorinhas com Alzheimer, Casa do menor, Pastoral da Saúde, asilos e outras entidades. Somos um clube filiado à Federação Brasileira de Veículos Antigos – FBVA e fazemos as vistorias para emissão da placa preta.

Um fato marcante para o clube que mereça destaque.

O que mais marca em nosso encontro anual é a superação de público e quantidade de veículos antigos que participam de nosso evento. Catanduva tem 120 mil habitantes e nosso encontro reúne mais de 600 veículos e mais de 10 mil pessoas em um dia. As nossas expectativas sempre são superadas! No final do dia estamos todos cansados, mais realizados pelo sucesso.

Como estão os preparativos para o 13º Encontro Anual de Veículos Antigos ARCA, que acontece nos dias 20 e 21 de abril? Qual a sua expectativa?

Os preparativos estão a mil, uma correria gostosa! Vemos as ideias se tornarem realidade. Teremos caminhões antigos, um Ford T de 1924 fazendo 100 anos em destaque no evento. Teremos uns 30 Fuscas 1600S (Bizorrão), que está comemorando 50 anos; viaturas antigas da Polícia Militar, vindas do acervo da PM de São Paulo; Ford 1941 com direção Inglesa, entre outros veículos desde os anos 1920 até os anos 1980. Teremos ainda praça de alimentação, músicas ao vivo, espaço para crianças… Um verdadeiro evento família! 

Fale um pouco sobre você e sua família.  Eles também já estão contaminados pela ferrugem dos antigos? 

ARCA

A minha paixão pelos antigos começa na infância. Nasci em 1966, meu tio padrinho era dono de um Ford A 1929, que está na família até hoje, todos os sábados ia em nossa casa nos visitar e eu tinha que dar uma volta no fordinho, senão eu chorava…kkkk! Hoje eu e a minha esposa somos os contaminados pela ferrugem, nós dois somos loucos por antigos, estamos juntos em encontros, fazendo o nosso aqui em Catanduva desde o começo, desde o primeiro evento.

Nos encontros ouvimos muitas histórias do quanto significa determinada marca de carro para uma pessoa, das lembranças de infância e de muitas outras recordações. De onde vem sua paixão pelos carros Antigos? E qual o seu xodó sobre rodas?

O que mais gosto são os carros dos anos 1920, estou reformando um Ford A 1931 Camionete, onde tudo começou, conforme comentei sobre o Ford 1929 do meu tio padrinho. A acho muito importante a presença deles nos encontros. Sou muito ligado aos carros dos anos 1950 também, os verdadeiros clássicos. São carros que mostram todo charme desta década. Tive um Dodge Kingsway 1951, que antes de ser meu participou do filme “O Menino da Porteira” com o cantor Daniel, José de Abreu e Vanessa Giácomo.

ARCA

O Dodge Kingsway em cenas do filme “O Menino da Porteira”

Um momento inesquecível a bordo de seu xodó…

Esses momentos marcam muito, vamos nos encontros eu e minha esposa, sempre vou dirigindo, mais na volta, é ela quem volta, e fico feliz por ela ser a parceira que gosta de dirigir um antigo também, e dirigi muito bem! Nós gostamos dos carros com o câmbio na coluna, é um charme à parte a troca de marchas. Esses momentos não vou esquecer nunca, dentro do nosso antigo e junto da pessoa que amamos.

A picape Ford A está sendo restaurada

Para quem quiser se filiar ao clube, como deve proceder?

É fácil, entre em contato comigo (17) 99129-2142, enviamos nossa ficha de adesão, e damos todos os detalhes. Venha fazer parte da família ARCA!

Nossa entrevista está chegando ao fim e deixo aqui com a palavra o Presidente Gilberto Leite Penteado, a quem agradeço imensamente pela participação e por poder mostrar um pouco mais sobre os clubes brasileiros. O espaço é todo seu…

Em meu nome, e em nome da Diretoria do ARCA, agradecemos o espaço dado aos presidentes de clubes para falar um pouco deste mundo gostoso do carro antigo. Parabéns a você e ao Fernando, um casal maravilhoso. Eu e meu amigo Fernando sempre conversamos, me dá muitos conselhos e informações quando preciso. Que vocês continuem sempre com essas entrevistas. Parabéns a todos do Maxicar. Um forte abraço a todos do meio do antigomobilismo, vamos continuar levando adiante a vida e evolução de nossos xodós!

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados