Nota de Falecimento

A morte de Edenise Carratu

Presidente da SFAA foi a responsável por transformar Águas de Lindoia na meca da antigomobilismo brasileiro

Morreu ontem, aos 76 anos, vítima de câncer, um grande nome do antigomobilismo Brasileiro. À frente da Sociedade Feminina de Autos Antigos (SFAA), Edenise Carratu transformou na meca do carro antigo no Brasil a pequena estância de Águas de Lindóia – SP, onde realizou durante 17 anos seu mega Encontro Paulista de Autos Antigos.

Moradora de Vinhedo, Edenise Carratu levou o Paulista para lá em 2016, depois de duas edições em Campos do Jordão. Mas se não tivesse sido cancelado por causa da pandemia da Covid-19, em 2020 o evento estaria de volta à Águas de Lindóia, agora em versão mais modesta, dentro das dependências do Hotel Monte Real. Uma “volta às origens”, como ela mesmo chamou. Coincidentemente, o evento aconteceria neste final de semana.

Graças ao Encontro Paulista, Edenise tornou-se figura conhecida entre os fãs de autos antigos não apenas do Brasil, mais também de países vizinhos, já que o evento reunia gente de todo o país e da América do Sul.

Em nota, a Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) lembrou que “a comunidade antigomobilista sofre uma perda inestimável de carisma e competência na missão de celebrar a história do veículo antigo”.

Num mundo dominado pelos homens, como é o do automóvel antigo, Edenise não apenas venceu preconceitos, mas se tornou um de seus principais expoentes.


Edenise e a integração das mulheres e das famílias

Havia os concursos de elegância no Estado de São Paulo, principalmente na Capital, com os precursores do antigomobilismo como Roberto Lee, Og Pozzoli… e o Nilson e a Edenise Carratu participavam desde muito tempo. E ela via as mulheres sempre dispersas.

Então, falando de Edenise Carratu, é impossível não comentar que o Encontro Paulista foi um desafio: resgatar a tradição do antigomobilismo paulista e ao mesmo tempo trazer as famílias, as mulheres. E daí ela pensou na Sociedade Feminina de Autos Antigos. Eu posso ser testemunha, pelas Assembleias Gerais da FIVA, que o Brasil tem um grande diferencial no antigomobilismo, porque é um país que os diretores da FIVA visitaram e viram a integração dos jovens, das mulheres, das famílias dos antigomobilistas nos eventos. E isso é muito difícil.

E o Encontro Paulista teve esse intuito lá no seu nascimento. Se hoje nós temos esse formato de integração da família ao nosso hobby do carro antigo, isso é graças à Edenise Carratu.”

Roberto Suga – Ex-presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos

Espalhe por aí!
  • 693
  • 1
  •  
  • 3
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    697
    Shares

2 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Dia muito triste para todos nós! Mas hoje o céu estará recepcionando nossa 1a dama condignamente, tendo à frente nosso eterno presidente e amigo Boŕrego, ladeado por aqueles que deixaram esta Vidal! Descanse em paz, primeira dama Edenize, nunca a esqueceremos! Força ao Nilson, vai precisar de nós!

Adesivos Maxicar

Novidades dos Classificados