Fernando Barenco

Abaixo-assinado pede alteração na placa Mercosul para veículos de coleção

Placa Preta Mercosul

A iniciativa é de um antigomobilista do Paraná e propõe fundo preto, para diferenciar dos demais veículos

Mais um capítulo da novela das famigeradas placas de licenciamento padrão Mercosul. Como se sabe, a partir do dia 31 de janeiro, ela passou a ser obrigatória em todo o Território Nacional e será adotada nos seguintes casos:

  • Emplacamento de veículos zero km
  • Transferência de propriedade
  • Mudança de cidade e/ou estado
  • Quando a placa é perdida ou danificada
  • Troca de categoria

É na última opção que se enquadram os Veículos de Coleção.

Para desgosto do antigomobilistas, a placa para eles é praticamente igual às demais, com fundo branco e letras/números em cinza, ficando quase impossível perceber a diferença em relação às demais. Bem diferente das vistosas placas pretas de antes.

Petição na internet

Agora, uma petição online do antigomobilista paranaense Vanderlei Morais propõe mudanças no padrão da placa Mercosul para Veículos de Coleção. Pela proposta, a placa voltaria a ter fundo preto e seria 15% menor que as demais, devido ao espaço limitado para a instalação em alguns modelos.

Dos quatro países atualmente membros do Mercosul — Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai — apenas o Brasil possui uma legislação específica para Veículos de Coleção, que engloba os veículos de padrão original com mais de três décadas de fabricação.

Esse detalhe é um ponto bem favorável a esse abaixo-assinado, que será encaminhado ao Diretor-Geral do DENATRAN, Frederico de Moura Carneiro. É que na prática, a alteração na cor do fundo afetaria somente os antigos brasileiros, pois essas placas não seriam adotadas nos outros três países.

No entanto, acredito que incluir na reivindicação a redução do tamanho da placa da possa ser um fator que dificulte a aprovação do pedido, já que tornaria a placa Mercosul para Veículos de Coleção fora do padrão das demais. O que, no meu entender, não ocorre com a simples troca da cor do fundo, já que os demais elementos-padrões permaneceriam.

O objetivo da petição é alcançar 7.500 assinaturas. Não sei como se chegou a esse número, mas penso que hoje a comunidade antigomobilista é muito expressiva e o número de entusiastas dos carros antigos dispostos a apoiar a iniciativa é imenso.  Com a devida divulgação, poderia se chegar facilmente a um número muito superior esse. E obviamente quanto maior a quantidade de assinaturas, maior a pressão sobre as autoridades.

Para assinar acesse ESTE LINK

Eu já assinei.

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados