Repórter Maxicar

O “avô” do nosso Chevette: Opel Kadett A faz 60 anos

Opel Kadett A

Essa primeira geração, de 1962, vendeu quase 650 mil unidades, em apenas três anos. A terceira (Kadett C) foi lançada no Brasil como Chevrolet Chevette, em 1973

Em 1936, a Opel foi o primeiro construtor de automóveis a lançar no mercado um automóvel compacto destinado às famílias e, acima de tudo, acessível: o Opel Kadett. Com a sua carroceria monobloco e o seu baixo peso, este modelo foi um pioneiro. Mas não é desse Kadett que vamos falar.

E sim de um pioneiro do atual segmento dos modelos compactos: o Opel Kadett A de 1962. O grande bagageiro, o espaço interior para quatro ocupantes, o motor com vivacidade e os baixos custos de manutenção foram as chaves do seu sucesso. Sem dúvida, o modelo ideal para o denominado “Milagre Econômico Alemão”. A Opel produziu quase 650.000 unidades do Kadett A entre 1962 e 1965.

1962: Nascia o Opel Kadett A

Opel Kadett A

Opel Kadett A Berlina


Após a guerra, a Opel reestruturou a sua gama de modelos. Nos anos do milagre econômico, os automóveis práticos e acessíveis eram muito procurados. Em 1962, a Opel construiu uma unidade de produção totalmente nova em Bochum, especificamente para o Kadett A. O primeiro Kadett do pós-guerra saiu da linha de montagem em outubro daquele ano.

Opel Kadett A

Opel Kaddet A Coupê


O novo Kadett foi um excelente exemplo de construção de baixo peso. A Berlina pesava apenas 670 quilos, a Caravan, que se seguiu pouco depois, apenas 720 quilos. Além disso, o Kadett era extremamente acessível, com preços desde 5.075 marcos alemães. Os engenheiros mantiveram a produção o mais simples possível. A carroceria era constituída apenas com 12 componentes principais; os painéis laterais eram feitos de uma única chapa de aço. Os baixos custos de manutenção do Kadett A também se deviam à sua concepção. Graças a articulações da suspensão e da direção isentas de manutenção, o modelo não necessitava de copos de lubrificação. Os custos de manutenção e das peças sobressalentes foram calculados meticulosamente. Uma inspeção de 10.000 quilômetros, incluindo materiais, custava apenas cerca de 30 marcos alemães.

Elegante, flexível, inovador e à frente da concorrência

O espaçoso interior


O Opel Kadett A oferecia todas as vantagens que nos anos 1960, tornavam um modelo desejável: design elegante, elevada flexibilidade, tecnologias inovadoras e funcionalidades práticas. A linha de cintura era baixa e a ampla área envidraçada proporcionavam uma boa visibilidade. O espaço interno surpreendeu os consumidores que já tinham utilizado automóveis de pequenas dimensões. Era perfeitamente possível quatro pessoas viajarem com todo o conforto.

Além disso, a tampa do tanque de combustível situava-se no exterior, uma inovação que não estava disponível em um certo concorrente alemão de então. “Você nunca sentirá o cheiro de gasolina no porta-malas”, foi uma mensagem direta para Wolfsburg. O espaçoso porta-malas era, portanto, unicamente para colocação de bagagem.

Opel Kadett A: motor dianteiro e tração traseira

Com o seu moderno motor dianteiro, arrefecido a água, o Kadett de tração traseira oferecia outra vantagem de concepção sobre o Fusca. Inicialmente, o motor de quatro cilindros com 993 cc desenvolvia 40 cv, tendo também, a partir de 1963, sido montado no novo Kadett Caravan. O enérgico motor, com curso curto, impressionava graças à sua espontânea entrega de potência e elasticidade, permitindo ao Kadett atingir uma velocidade máxima de 120 km/h. O motor S de 1,0 litros com 48 cv, utilizado pela primeira vez no novo coupé a partir de 1963, podia atingir 130 km/h de velocidade máxima.

Segundo uma brochura da época, “ao fazer curvas e em pisos irregulares, o Kadett mantém uma grande estabilidade, mantendo-se sempre na sua faixa.” A distribuição de peso equilibrada e o novo eixo traseiro contribuíram para um comportamento dinâmico neutro e seguro.

Espaçoso

Opel Kadett A Caravan


Uma vantagem significativa da geração Opel Kadett A foi que toda uma família de versões — Berlina, Coupê e Station Wagon — podia ser construída a partir da mesma plataforma. No Salão do Automóvel de Genebra de 1963, cerca de seis meses após a estreia da Berlina, a Opel apresentou o Kadett A Caravan, a primeira SW compacta alemã. Um opcional muito apreciado foi o banco para crianças virado para trás, e que permitia uma lotação até seis ocupantes. A Opel tornou-se rapidamente líder de mercado no segmento. Em meados dos anos 1960, na Alemanha, quase todas as station wagons, utilizadas como segundo veículo da família, eram Opel.

Texto e fotos: Media News – Stellantis (Europa)


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