Mosca Branca

CSS, um Fiat Oggi com cara e coração esportivos

Fiat Oggi

Primeiro sedan da Fiat no Brasil teve vida curta, mas deixou essa versão apimentada de apenas 300 unidades produzidas

Em 1983 a filial brasileira da marca italiana que chegou ao Brasil em 1976 entrou no mundo dos sedans de 3 volumes com o lançamento do Fiat Oggi (hoje, em italiano), um derivado do pioneiro 147 — que àquela altura estava com renovado estilo que incluía nova frente, parachoques plásticos envolventes e vidro traseiro maior. Iria se somar à família composta por 147C, Spazio, Panorama, Pick-up e Fiorino.

Uma propaganda de lançamento do Fiat hoje, o primeiro sedan da marca no Brasil


Sua traseira um tanto alta para a época (mas que se tornaria a grande tendência alguns anos depois com o lançamento do Tempra, da própria Fiat) causou estranheza à maioria dos consumidores, que tinham também à disposição outros sedans considerados mais harmônicos, como o Monza da Chevrolet e o Voyage da Volkswagen, ambos igualmente recém lançados.

Apesar do bom desempenho — graças a seus apenas 850 quilos e motor 1.3 —, do ótimo padrão de acabamento e do imenso porta malas com capacidade  para 440 litros, as vendas do Fiat Oggi não decolaram e ele teve vida curta na linha de montagem de Betim, tendo a produção encerrada em 1985, dando lugar a outro sedan: o Prêmio, derivado do Uno. Foram fabricados só cerca de 20 mil.

Ele foi parar nas pistas


Uma versão para homologação

Mas, voltando um pouco no tempo, a Fiat queria o Oggi no Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos e para tanto era necessário lançar uma versão de rua com as mesmas características básicas do carro das pistas. Nascia assim em 1984 o Fiat Oggi CSS (Confort Super Sport), com produção limitada a 300 unidades (número suficiente para a homologação), todos na cor preta.  Um esportivo ‘de verdade’, com várias alterações mecânicas em relação ao modelo ‘careta’, e não apenas na aparência. O motor era 1.4 com 78cv. O cambio de 5 marchas ganhou relações mais curtas. Para melhor estabilidade nas curvas, a suspensão ganhou novas bandejas e barra estabilizadora mais parruda. Além disso, as rodas traseiras ganharam cambagem negativa. Sofreu melhorias também na caixa de direção.

Ford Verona GLX 1.8
R$ 30.000,00

Porsche 924 1977
R$ 150.000,00

Willys Rural 4X2 1968
R$ 74.000,00

MG TD 1953
R$ 190.000,00

Mercedes-Benz 280S 1971
R$ 150.000,00

Ford LTD 1978
R$ 86.000,00

R$ 48.900,00

Alfa Romeo 2300 Ti4 1985
R$ 95.000,00

DKW Belcar 1963
R$ 80.000,00

Chevrolet Tigre 1946
R$ 170.000,00

VW Saveiro Summer 1996
R$ 70.000,00

Visualmente, o CSS tinha as seguintes características externas: aerofólio traseiro, rodas de liga leve, grafismos bem chamativos em vermelho, faróis de milha embutidos no parachoque, saias dianteira e laterais e retrovisores Panther com controle interno.

O interior era muito bem-acabado. No painel instrumentos como conta-giros, manômetro de óleo e voltímetro. Os bancos eram altos e mais envolventes, forrados com tecido aveludado e debruns vermelhos, combinando com os detalhes externos e os cintos de segurança. O volante tinha quatro raios.

Hoje o modelo é bem difícil de ser visto nos encontros de carros antigos, o que torna o Oggi CSS um dos mais raros esportivos nacionais dos anos 1980.


Fiat Oggi em versão para as mulheres

Um raríssimo exemplar fotografado no Encontro Nacional do Fiat 147 em Itupeva – SP, 2022


No entanto, existiu uma versão ainda mais exclusiva desse sedan da Fiat. Um modelo tão raro que a foto acima é o unico registro quer temos de um exemplar sobrevivente. Trata-se do Fiat Oggi Pierre Balmain. O nome é uma alusão ao famoso estilista francês morto em 1982. Foram fabricados meros 50 carros entre janeiro e março de 1984, cujo público alvo era as mulheres.

Fiat Oggi

A carroceria era num tom dourado com todos os detalhes de acabamento externo em marrom, incluindo parachoques, frisos e até a grade. O Interior também era monocromático. Dentro e fora o emblema com as iniciais PB. E o máximo do mimo: acompanhava o carro um par de malas exclusivas assinadas pela ‘maison’ do estilista de moda.


Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Acervo Fiat

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