Curiosidades

Cadillac Broadmoor Skyview 1959: um sofisticado passeio com vista para as montanhas do Colorado

Cadillac

Versão especial com teto panorâmico foi encomendada por um hotel de luxo e teve apenas seis unidades

O Broadmoor Hotel, inaugurado em 1918 em Colorado Springs — no estado norte-americano do Colorado — está até hoje entre os melhores hotéis do mundo. Desde o início de sua história foi o destino de super endinheirados de todo tipo: empresários, políticos de alto escalão, artistas e outras celebridades.

O Broadmoor Hotel fica no Colorado, EUA


Entre suas atrações, estavam os passeios pelas deslumbrantes montanhas da região. Mas é claro que esses passeios tinham que ser desfrutados em grande estilo. Então, desde a década de 1930 a administração do sofisticado Broadmoor Hotel colocou à disposição de seus hóspedes uma frota de Cadillacs.

Cadillacs panorâmicos

Mas de que adiantava se aventurar por paisagens de tirar o fôlego estando fechado dentro de um automóvel que propiciava pouca visão dos encantos locais?  Então, o hotel encomendou em 1959 a uma fabricante de ambulâncias chamada Superior Coach seis exemplares de uma versão personalizada de um modelo que a empresa já produzia.

Nascia assim o exclusivíssimo Cadillac Broadmoor Skyview, essa incrível Station Wagon com quatro fileiras de bancos, mais alta que os Cadillacs convencionais para maior conforto dos hóspedes e o mais importante: um enorme teto panorâmico, para que ninguém perdesse mais nada da magnífica paisagem. Feito em acrílico, era dividido em três painéis retangulares que se estendiam por todo o comprimento do teto e eram separados por um friso cromado.

Esses Cadillacs especiais receberam o número de modelo 666 e eram equipados com direção e freios hidráulicos, motor V8 de 390 polegadas cúbicas e tinham dimensões bastante generosas, com distância entre eixos de 156 polegadas e comprimento total de 251 polegadas. Tinha capacidade para transportar confortavelmente 12 ocupantes em seus bancos em couro vermelho.

Esses Cadillacs receberam vários emblemas personalizados com a inscrição “Broadmoor Skyview”. Os laterais eram banhados a ouro!

Esse exemplar original e muito bem preservado que serviu de modelo para nossa matéria foi leiloado pela Bonham’s em 2017. Não conseguimos descobrir quantos Cadillacs Broadmoor Skyview 1959 ainda sobrevivem até hoje.

Os chassis comerciais Cadillac

Entre os anos 1930 e 70 a Cadillac fornecia a encarroçadores de veículos especiais versões inacabadas de seus automóveis, compostas apenas do chassi, motor e demais itens mecânicos e a carroceria até a altura da moldura do parabrisa. Uma das principais clientes da Cadillac nesse segmento era a Miller-Meteor, uma fabricante de carros funerários e ambulâncias.

No cinema tivemos a mais famosa ambulância Cadillac Miller-Meteor de que se tem notícia. Trata-se de Ecto-1, o adaptado e ultraequipado veículo de “Os Caça-Fantasmas”, de 1984.

Fotos: Bonham’s e divulgação

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados