Clássicos em video

Nessa oficina estão dois dos quatro Fuscas mais antigos do Brasil

Além desses 1949, há vários Fuscas alemães dos anos 1950, Porsches e outros VW importados

O Canal Aperta o Cinto, cuja especialidade é o Chevrolet Opala, dessa vez resolveu visitar uma oficina especializada em Volkswagens e Porsches refrigerados a ar — ou “air cooleds”, como eles têm sido chamados nos últimos tempos. E encontraram por lá dois dos quatro Fuscas mais antigos do Brasil.

Fabricados em 1949, esses dois “Splits” aguardam restauração e estão em estágios diferentes. O VW Fusca começou a ser importado da Alemanha para o Brasil em 1950, através da Brasmotor (leia-se Brastemp e Consul). Com o sucesso comercial, a própria Volkswagen passou a importá-los a partir de 1953. Então esses dois sobreviventes, se chegaram ao Brasil em 1949, foram trazidos de forma independente.

Entre os outros dois “Splits” 1949 conhecidos em solo brasileiro, um pertence ao colecionador Jorge Cirne, de Salvador-BA. O outro, foi descoberto por acaso abandonado em um galpão no interior de Minas Gerais há cerca de 15 anos. Não sabemos o seu paradeiro no momento.

Outros VWs raros

Além desses dois dos Fuscas mais antigos do Brasil, essa oficina de Goiânia possui no momento como “clientes” outros exemplares alemães dos anos 1950: “Split” da fase “Brezel” e da fase híbrida “Zwitter” 1953, alguns “Ovais” (1953 a 1957) e Cabriolet com carroceria Karmann de 1955. Há ainda três Porsches: um 911 S Targa, um 914 (o famoso Porsche Volkswagen) e um 356, modelo anterior ao 911, que foi fabricado de 1948 a 1965.

E essa primeira parte da visita parou por aí. Na segunda parte, veremos Kombis e outros modelos de fabricação alemã: uma perua Type 3 Squareback azul (equivalente à nossa Variant), uma perua Type 4 (411/412) laranja (Variant “anabolizada”), além de um Karmann-Ghia Type 34 marrom.

Então vamos aguardar a segunda parte do vídeo, para conferir!   

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