Carros Estranhos

GAZ-16, o carro flutuante soviético

Criado nos anos 1960, esse esquisito veículo que parecia ter saído de um filme de ficção científica era um híbrido de carro com hovercraft

O veículo experimental de múltiplas funções GAZ-16, criado na década de 1960 na URSS, combinava as qualidades positivas de um carro — como a eficiência e alta velocidade em estradas pavimentadas — e as de um hovercraft, como, por exemplo, a capacidade de atravessar terrenos acidentados.

Flutuando no ar

O chassi era do popular GAZ-21 e o motor V8 do luxuoso GAZ-13


Para movimentar o veículo no modo normal, era utilizado um chassi do sedan Volga GAZ-21, com suspensão dianteira independente, um sistema de freios hidráulicos. O motor V8, de 5,5 litros e 195 cavalos, foi tomado emprestado do carro mais avançado e caro da época, o GAZ-13 Chaika. Esse conjunto mecânico permitia alcançar a velocidade de até 170 km/h em estradas pavimentadas.

O chassi podia ser recuado hidraulicamente para abrir um colchão de ar movido por dois ventiladores de 1,2m de diâmetro. Eles sopravam ar sob o solo, elevando o veículo aproximadamente 150 mm acima da superfície do solo. Com essa configuração, o GAZ-16 podia trafegar pelos mais acidentados e irregulares terrenos e até atravessar rios e lagos, mas criava uma forte névoa de gotículas.

O GAZ-16 e suas versões

A primeira versão do GAZ-16, não tinha hélices: para ganhar velocidade e manobrar no ar, o carro usava o fluxo de ar dos ventiladores principais, direcionados por lâminas especiais, controladas a partir da cabine do motorista. Testes mostraram a baixa eficácia dessa solução, e o veículo alcançava apenas 40 km/h de velocidade.

Com base nos resultados da primeira fase de testes, foi construída uma versão aprimorada do veículo, o GAZ-16A, que recebeu dois motores auxiliares de 28 cavalos. Eles acionavam duas hélices, localizadas na parte traseira. A nova transmissão permitia dar ré, e os lemes de ar rotativos nas carcaças dos ventiladores melhoravam a manobrabilidade.

Motor de helicóptero

A última versão era equipada com o motor desse helicóptero soviético


Mais tarde, foi criado o GAZ-16B, com caraterísticas técnicas ainda melhores. A principal diferença era que ele usava um motor de turbina a gás GTD-350 de 394 cavalos do helicóptero Mi-2 para acionar os ventiladores e as hélices principais.

No entanto, nenhum desses veículos entrou em produção, já que não era possível imaginar como e onde poderiam ser usados de modo prático. O fato é que o GAZ-16 também reunia diversas deficiências tanto no uso com rodas, como através do colchão de ar: era difícil de fabricar, volumoso, caro, e tinha baixa capacidade de carga.

Fonte: publicado sob autorização de Russia Beyond
Autor: Jakob Orekhov


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