Curiosidades

John Lennon, Yoko Ono e um Austin acidentado: qual a história por trás dessa imagem?

John Lennon

A fotografia enigmática foi tirada em 1969 nos jardins da mansão de John Lennon. Mas como o carro foi parar lá?

Um Austin Maxi com a frente amassada. Na frente dele, semi-deitados na grama, John Lennon e Yoko Ono com leves sorrisos nos rostos. A intrigante imagem foi recentemente exibida em um documentário sobre a vida do casal em um canal de TV por assinatura. Como somos fãs dos Beatles e de tudo que é relacionado a eles, ficamos curiosos e resolvemos investigar qual seria a história por trás dessa enigmática foto.

Olha só o que descobrimos!

Em julho de 1969, John Lennon passou as férias na Escócia em companhia de Yoko Ono, de seu filho Julian e da filha de Yoko, Kyoko. Em um passeio pelos arredores de sua residência em Durness, a bordo do pequeno Austin, os quatro — com o músico ao volante — sofreram um acidente.

De acordo com relatos da época, a visibilidade era pouca por causa do nevoeiro, a estradinha era a típica da região: estreita e cheia de curvas. Além disso, Lennon era conhecido por ser um péssimo motorista. Além da pouca prática, era do tipo nervoso e tinha reflexos considerados lentos.

Ao avistar outro carro vindo em sua direção com os faróis acesos, ele ficou totalmente sem ação. O pequeno Austin desgovernado desceu por um pequeno precipício. “Eu não sabia o que fazer, então soltei o volante” , contou ele no livro “The Beatles: a biografia”, de Bob Spitz.

Julian foi o único que não sofreu nenhum ferimento. Lennon cortou o rosto, levando 17 pontos e teve que ficar hospitalizado em observação por alguns dias; Yoko cortou a testa, necessitando também de pontos; sua filha Kyoko machucou as costas.

John Lennon

O famoso disco Abbey Road, de 1969


O acidente fez com que John Lennon e Yoko Ono adiassem em alguns dias o retorno a Londres. Por isso, Lennon acabou atrasando o início das gravações do famoso disco Abbey Road, aquele que traz na capa os quatro Beatles atravessando a rua… O penúltimo da banda.

Mas e o Austin?

Ao invés de mandar consertar o carro, John Lennon o levou para sua não menos famosa mansão Tittenhurst Park, na Inglaterra, onde foi instalado no jardim, dando origem a essa enigmática foto, tirada pouco depois.

Texto e edição: Fernando Barenco

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados