Repórter Maxicar

Recaro: a história do mais famoso assento automotivo do mundo

Recaro

A marca alemã nasceu em 1963, mas tem origem no início do Século XX, como fabricante de carrocerias

Quando falamos em bancos para automóveis, qual a primeira marca que vem à sua mente? Certamente você respondeu: Recaro!

É que essa fabricante alemã se tornou ao longo do tempo a maior especialista no assunto e já forneceu (e continua fornecendo) os mais modernos, ergonômicos e seguros bancos para as principais marcas de automóveis do planeta. Geralmente equipam aqueles modelos mais esportivos, inclusive no Brasil.

Acreditamos que você também seja um fã da Recaro, assim como nós! Mas você sabe algo a respeito da sua origem?

A Recaro tem sede em Stuttgart e foi fundada em 1963. Sim, está completando em 2023 60 anos!

Tudo começou com as carruagens

Reutter: fabricação dos primeiros VW, em 1938; e produção do Porsche 356, a partir de 1950


Mas sua história tem origem em 1906, quando Willhem Reutter fundou a Stuttgarter Karosseriewerke Reutter u. Co., uma pequena fábrica de carruagens.  Com a popularização dos automóveis e consequente desuso de veículos de tração animal, a empresa acabou se tornando um dos maiores nomes na fabricação de carrocerias da Europa no Século passado, prestando serviços para Mercedes-Benz, Daimler, BMW, Auto Union, Opel, entre outras.

Foi a Reutter que, por exemplo, fabricou para Ferdinand Porsche os primeiros protótipos pré-série do Volkswagen — o Fusca — e também os 40 exemplares definitivos, em 1938.

E a parceria com a família Porsche continuou, com a produção dos 500 primeiros 356 feitos na Alemanha, a partir de 1950. Entre 1948 e 1949, os primeiros 52 exermplares do 356 foram feitos a mão na fábrica da Porsche, em Gmünd, na Áustria. Já contamos essa história em outra reportagem!

Recaro + Porsche

Fabricação dos famosos assentos nas décadas de 1960 e 80. E o primeiro modelo com a marca “Recaro”, o Sportsitz, de 1965


A cooperação entre as duas empresas durou até 1963, quando a Porsche acabou assumindo ela própria todo o controle acionário da Reutter. Foi a partir daí que nasceu de fato a renomada fabricante de assentos automotivos Recaro, cujo nome é a junção das palavras REutter e CAROsserie.

Seu primeiro assento foi batizado de Sportsitz e foi lançado em 1965. Já contava com características ergonômicas, com reforços laterais. E o primeiro banco tipo “concha” chegou apenas dois anos depois. Ele podia ser instalado em carros das mais diversas marcas, de rua ou corrida.

VW Gol GT 1.8 1984: equipado de fábrica com os bancos Recaro


Aviões e games

Em 1971 a Recaro entrou no mercado de assentos de aeronaves, fornecendo para diversas companhias de todo o mundo. O segmento deu origem à divisão Recaro Aircraft Seating. Em 2018 entrou também no segmento de sofisticadas cadeiras para escritórios e games.

Linha Recaro na aviação civil


Embora tenha se tornado uma empresa independente da Porsche em 1983, a Recaro fornece seus assentos para ela até hoje e também para marcas como Audi, Aston Martin, BMW, Cadillac, Nissan, RUF, Subaru, Volkswagen, entre outras.

Redação e edição: Fernando Barenco
Fotos: Divulgação – Recaro

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados