Curiosidades

Porsche Type 823: o tanque “fake” do Exército Alemão

Porsche Type 823

Veículo da II Guerra Mundial era baseado no VW Kübelwagen, e de blindado não tinha nada. Sua função principal era enganar o inimigo

Durante a II Guerra Mundial o Exército de Hitler criou esse falso tanque, batizado de Porsche Type 823 e colocado em ação em 1939. O projeto teve participação direta de Ferdinand Porsche.

Ele era baseado no VW Type 82, o Kübelwagen, veículo leve para missões de reconhecimento e transporte — que por sua vez usava chassi e demais componentes mecânicos do KDF-Wagen (o Fusca) — e que em termos militares era o equivalente ao Willys/Ford Jeep norte-americano, mas sem a tração 4X4. Por isso, em algumas fontes é possível encontrar a nomenclatura “VW Type 823”.

VW Type 82 Kübelwagen. Já falamos sobre ele em reportagem aqui no Maxicar


A função principal do Porsche Type 823 era a de confundir o exército inimigo, já que quando avistado de longe parecia de fato com um tanque. Visto do alto ou de binóculos enganava muito bem!

Porsche Type 823: um “blindado” sem blindagem

No entanto, não era blindado. Sua carroceria era feita de aço comum que não resistia nem a um tiro de revolver, que dirá de um armamento mais pesado. Os vidros também não eram a prova de bala. Tinha setas “bananinha” logo atrás dos vidros laterais!

Porsche Type 823

Nessa rara foto da época, um Porsche 823 sem as carenagens laterais, evidenciando sua origem no Kübelwagen


Suas carenagens laterais removíveis davam a impressão de ser um veículo equipado com “lagartas” como nos tanques de guerra de verdade. Embora o estepe com calota de VW instalado na frente entregasse a farsa.

Não tinha portas laterais e o acesso era feito por uma escotilha na torre, que era acessada pela traseira, através de um degrau e dois corrimões. De armamento, apenas uma metralhadora MG 34.

Embora fosse um falso blindado, Porsche Type 823 era útil também em missões de reconhecimento, transitando com desenvoltura em qualquer tipo de terreno, assim como Kübelwagen, principalmente se as carenagens laterais fossem removidas.

Sua produção foi baixa e restaram pouquíssimos exemplares sobreviventes. Esse que ilustra a nossa matéria foi vendido em 2016 por US$ 28 mil, nos Estados Unidos. Preserva muitos detalhes originais, embora seu motor original de 985cc tenha sido substituído por um 1200 de Fusca dos anos 1960.

Texto: Fernando Barenco
Fotos: antigo anúncio publicado no Ebay.com


Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados