Repórter Maxicar

Vem aí um novo museu de automóveis

Localizado em São Roque-SP, além de acervo de 100 carros clássicos, o Dream Car Museum terá restaurantes, salão de eventos e até parque de diversões

Estão a todo vapor as obras do mais novo museu de automóveis do Brasil, com sede em São Roque, cidade paulista com cerca de 92 mil habitantes.

O empreendimento é do empresário Marcelo Elias e contará com acervo de 100 carros clássicos. Mais do que apenas um museu, será um complexo de entretenimento com praça de alimentação composto de três restaurantes e fast-foods, floricultura, loja de produtos orgânicos, salão de eventos, além de parque de diversões com 12 atrações.

Esse novo museu irá se chamar Dream Car Museum e as obras estão a todo vapor. Os brinquedos do parque já foram comprados e aguardam apenas o momento propício para a montagem. Previsto inicialmente para ser inaugurado em julho, de acordo com Marcelo Elias, o excesso de chuvas na região tem atrasado um pouco os trabalhos. Então, ele acredita que o novo museu de automóveis comece a funcionar em agosto ou setembro.

Dos carros que ficarão em exposição, quarenta pertencem ao próprio Marcelo. Os demais serão de colecionadores — principalmente de São Paulo, Capital. “Dessa forma, podemos fazer um esquema de rodízio, com renovação constante do acervo. Assim, sempre haverá novidades para os visitantes”, nos contou Elias.

Movimentação no canteiro de obras. Inauguração prevista para o 2º semestre


Um museu de automóveis. Mas como essa história começou

Marcelo Elias nos contou que nunca gostou de carros antigos, até que há cerca de seis anos pegou um Chevrolet Bel Air 1956 como parte do pagamento de uma dívida. Mas o carro necessitava de vários ajustes para ficar em estado satisfatório. Ele então aproveitou uma viagem que fez aos Estados Unidos para comprar diversas peças para o carro. Apesar do investimento, o Chevy nunca ficou do jeito que ele gostaria.

Mas aí o famoso “vírus da ferrugem” já havia se instalado em suas veias. Rapidamente aquele único carro se transformou numa coleção de quarenta! E passaram a ocupar todos os espaços disponíveis em sua casa em Ibiúna, distante 20 quilômetros de São Roque. Então era necessário tomar alguma providência.

“Eu tinha alguns terrenos disponíveis em Ibiúna e a princípio pensei em construir um galpão para guardar a coleção. Mas, em um domingo resolvi levar a família para almoçar em São Roque, e tivemos que enfrentar uma grande fila de espera”, nos contou.

A região de São Roque é conhecida como a “Rota dos Vinhos”, com diversas vinícolas, pousadas e dezenas de restaurantes. É grande o movimento de turistas. São Roque fica distante somente 68 km da Capital e tem fácil acesso pelas rodovias Raposo Tavares e Castelo Branco.  

Foi então que os planos do colecionador mudaram. Ao invés de apenas um galpão, por que não fazer um museu? Ele comprou um terreno na estrada que liga Ibiúna a São Roque — na efervescência da Rota dos Vinhos — e solicitou a um arquiteto um projeto.

Mas a proposta apresentada pelo profissional foi algo bem mais grandioso do que ele esperava. “Como frequentador de encontros de carros percebi que as esposas dos antigomobilistas e também as crianças, muitas vezes acabam ficando entediadas pela falta de outros atrativos, além de apenas os carros antigos”, no disse Marcelo. Assim, o projeto cresceu e acabou incorporando as demais atrações.

“Num domingo de sol, o visitante poderá, por exemplo, sair de São Paulo Capital e em apenas uma hora chegar a São Roque. E depois de se divertir com a família, voltar rapidamente para casa”, nos contou o empresário.

Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos e vídeo: cedidos pelo Museu
Agradecimento: a Odair Ferraz


Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados