Repórter Maxicar

Lancia levará Rally 037 ao Rétromobile 2023

Lancia Rallye 037

Ele foi o vencedor do Campeonato do Mundo de Ralis há exatamente 40 anos. O mais antigo salão de veículos clássicos da Europa acontece de 1º a 5 de fevereiro, em Paris

A Lancia participará da 47ª edição do Rétromobile, o mais antigo e prestigiado salão europeu de veículos clássicos, que acontecerá 1º a 5 de fevereiro na Paris Expo Porte de Versailles. O prestigiado evento francês vai contar com mais de 1.000 veículos e mais de 600 expositores internacionais. O público estimado é de 130.000 visitantes.

A participação da Lancia será através do departamento dedicado a carros clássicos Stellantis Heritage, com o inigualável Rally 037, vencedor do Campeonato do Mundo de Ralis há exatamente 40 anos.

 Lancia Rally 037: o Campeão do Mundo de Ralis de 1983 no Retromobile

Caracterizado por formas “funcionais” e incisivas, o Lancia Rally 037 – que tem seu nome baseado no código d projeto – é um esportivo puro que encarna a mítica vitória de David sobre Golias. Foi o último carro de tração em apenas duas rodas a vencer o Campeonato Mundial de Ralis de 1983, derrotando os seus adversários mais potentes e com tração intergral.

Lancia Beta Montecarlo


Desenvolvido com base no Beta Montecarlo, o Lancia Rally 037 não foi concebido para ser produzido em grande escala. Foram fabricadas apenas as unidades estritamente necessárias do modelo de estrada, para efeitos de homologação no Mundial de Ralis. Tendo sido apresentado em 1982, no Salão Automóvel de Turim, foram produzidas 200 unidades para garantir o acesso ao Grupo B, mas apenas 53 foram preparadas para competição.

A estreia do Lancia Rally 037 aconteceu no Rali Costa Esmeralda em abril de 1982. Passou depois a competir oficialmente a partir da época de 1983, com as cores da equipe oficial “Lancia Martini Racing”. O 037 dominou o Campeonato do Mundo desde a sua primeira prova, com a vitória de Walter Röhrl no Rali de Monte Carlo. No final da temporada, apesar da feroz concorrência do novo Audi Quattro de tração integral, a Lancia conquistou o Campeonato do Mundo de Construtores, terminando em segundo lugar no Campeonato do Mundo de Pilotos, bem como nos campeonatos europeu e italiano de ralis.

Lancia Rallye 037

Lancia Rally 037 estará no Retromobile


Equipado com um motor de quatro cilindros e injeção de combustível, cuja potência variava entre os 260 e 305 CV em função da cilindrada do motor (entre 1995 a 2111 cc), o Lancia Rally 037 revelou ser leve, ágil, de elevado desempenho, com níveis superiores de motricidade e comportamento dinâmico. Isso foi possível também graças à sua estrutura original híbrida, monobloco e tubular, “adaptada” pelos especialistas da Pininfarina, que desenvolveram uma carroceria agressiva e elegante, capaz de conferir uma significativa carga aerodinâmica ao solo. 

Para atingir a máxima eficiência, a carroceria foi concebida em poliéster com reforços de fibra de vidro, tendo o capô e a porta traseira sido desenhados para rápida desmontagem. O interiore minimalista e racional era a quintessência da competição. Apresentava, também, alguns apêndices aerodinâmicos, incluindo um atraente spoiler  traseiro, que o tornava ainda mais impressionante.

Texto: Lancia Comunnications
Fotos: Lancia Comunnications e divulgação

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados