Patrimônio

Caminhões de bombeiros: Minas Gerais preserva dois American LaFrance 1959

American LaFrance

Veículos do modelo 900 Pumper fabricados nos EUA pertencem ao Corpo de Bombeiros de MG desde novos. Hoje são usados em desfiles e outros eventos

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais mantém em sua frota em Belo Horizonte dois caminhões norte-americanos American LaFrance 900 Pumper, fabricados em 1959. Um deles foi uma das atrações do 8º Encontro de carros de Cachoeira do Campo — distrito de Ouro Preto, MG — que aconteceu nos dias 03 e 04 de setembro.

Os clássicos American LaFrance

Propaganda do American LaFrance 900 Pumper


Os American LaFrance estão entre os maiores clássicos entre os caminhões de bombeiros e têm sido preservados em diversas cidades dos EUA e Canadá, sendo visto com frequência em desfiles e paradas.

A Série 900 foi lançada em 1958 em diversas configurações, com cabines abertas (como a dupla de MG) ou fechada. Havia ainda a opção de cabine dupla. A Série 900 foi fabricada até 1974.

Inicialmente o motor era o 6 cilindros a gasolina de 262hp. É ele que aciona também a bomba d’agua, que fica armazenado em um tanque de 1.150 litros. No decorrer da década de 1960, um motor a diesel também passou a ser oferecido.

Carro de bombeiros da infância

Morador de Belo Horizonte, o Desembargador Milton Thibau lembra dos caminhões American La France em ação:

— Há mais de 60 anos esse caminhão vive no meu imaginário porque quando criança eu o via desfilando na Avenida Afonso Pena. Minha avó morava perto da corporação e eu sempre o via descendo a rua para a execução de algum trabalho. Mesmo depois de “aposentado” ele continuou cumprindo uma missão cívica importante — recordou Milton.

De fato: transportaram a Seleção Brasileira de Futebol, quando foi tri-campeã no Copa do Mundo de 1970; levaram os corpos dos Presidentes da República Tancredo Neves (1985) e Itamar Franco (2011); transportaram o corpo do ex-vice-Presidente José de Alencar (2014).

A história American LaFrance

A história da American Lafrance começou em 1873, em Elmira – Nova York. Desde a fundação se dedicou à fabricação de equipamentos de combate a incêndios. Seu primeiro “carro de bombeiros” foi fabricado no final do século XIX. Era uma carroça puxada a cavalos e equipamentos a vapor. Em 1907 fabricou seu primeiro veículo motorizado, também movido a vapor. A partir de então se tornou uma das principais empresas do segmento da América do Norte.

A partir de 1985 a American LaFrance passou por altos e baixos. Fechou sua centenária fábrica de Elmira e mudou-se duas vezes. Passou a operar de modo bem mais modesto até 1994. Depois passou a pertencer ao grupo Dailmer AG, encerrando suas atividades em 2014.

Museu

O maior acervo do mundo em equipamentos de combate a incêndios American LaFrance pertence ao North Charleston Fire Museum and Educational Center, que fica na Carolina do Sul.

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados