MaxiBlog

Merryweather 1927: primeiro caminhão dos Bombeiros de Petrópolis foi restaurado

Merryweather 1927 caminhão bombeiros

Veículo histórico ficará agora em exposição pública no Batalhão do Corpo de Bombeiros da cidade

Foi concluída recentemente a restauração do primeiro caminhão do Corpo de Bombeiros de Petrópolis, cidade da Região Serrana do Rio de Janeiro. Trata-se de um auto-bomba da tradicional marca inglesa Merryweather e foi fabricado em 1927, mas só chegou à cidade em 1940, sendo utilizado por vários anos.

Em 2018 a viatura foi tombada como Patrimônio Histórico Municipal e em janeiro de 2021 foi iniciado seu processo de restauração, coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro, com apoio financeiro da iniciativa privada. Um trabalho extremamente difícil, pela impossibilidade de se encontrar peças de reposição. Por isso, muitos componentes originais tiveram que ser recuperados.

- 25 E 26 DE MARÇO -
Carros, motos, decorações, miniaturas, peças, ferramentas e literatura
(24) 2243-2876 / 98856-2876

Uma empresa com mais de três séculos

Talvez o único desde modelo no Brasil (na Bahia há um exemplar de outro modelo) e raro em todo o mundo, esse Merryweather 1927 foi fabricado em Londres e utiliza chassi produzido na Escócia pela Albion, empresa adquirida na década de 1960 pela Leyland Motors, a fabricante dos famosos ônibus ingleses de dois andares.

Já a Merryweather and Sons foi fundada por volta de 1692, em Londres, e desde o início se especializou na fabricação de bombas e equipamentos de combate a incêndios. Os primeiros “carros de bombeiros” foram construídos em 1780. Eram naturalmente movidos por tração animal. Seus primeiros modelos motorizados só surgiram um século depois e eram movidos a vapor.  A empresa existe até hoje, um seja: tem 330 anos!


Exposição permanente

O histórico caminhão de bombeiros Merryweather 1927 é a partir de agora mais uma atração turística da “Cidade Imperial”, permanecendo em exposição permanente no 15º Grupamento de Bombeiros Militar, que fica na Avenida Barão do Rio Branco, 1957.

Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Fernando Barenco e divulgação


Veja também

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.