MaxiBlog

Aprovada a nova Placa Preta Mercosul

placa preta mercosul

Resolução foi aprovada pelo Contran na semana passada e precisa apenas ser publicada no Diário Oficial da União para entrar em vigor

Em reunião que aconteceu na segunda-feira passada (13 de dezembro), em Brasília, o Contran aprovou a Resolução que altera cor a placa de Veículo de Coleção, que atualmente pouco se difere da dos demais veículos e que agora passará a ter fundo preto.

Essa alteração — que representa um grande anseio dos antigomobilistas brasileiros — foi tomada a partir de uma Consulta Pública aberta pelo Ministério da Infraestrutura em 22 de outubro, a partir da mobilização da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) e do Detran-PR.

Essa Consulta Pública terminou em 21 de novembro e teve a participação de 4.332 pessoas. Oferecia dois modelos de placas pretas, para que o cidadão escolhesse: a primeira com tarja superior branca e a segunda com a tarja em azul, como nas demais placas padrão Mercosul. Ainda não foi divulgado qual foi o modelo vencedor.

Para que a nova Resolução entre em vigor, faltam apenas os trâmites burocráticos. Por isso, a expectativa da FBVA é que resolução seja publicada no Diário Oficial da União ainda na primeira quinzena de janeiro. A partir de então, a nova placa preta Mercosul passará a valer.

Para marcar essa conquista dos antigomobilistas brasileiros, a FBVA e o Detran-PR estão programando um evento em Curitiba, no dia 22 de janeiro, quando o primeiro veículo de coleção receberá a nova placa preta padrão Mercosul. Mas a realização do evento ainda depende da efetiva publicação da Resolução no Diário Oficial. Por isso, ainda não há detalhes.

A adoção da placa Mercosul de fundo preto para veículos de coleção no Brasil só foi possível pelo fato de nos demais países do bloco não haver uma legislação nacional especifica para esse tipo de veículo.


Veja também

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.