Clássicos em video

O resgate de um Fiat 147 praticamente zero km, guardado por 35 anos

Fiat 147 zero km

Atualmente com 702 km rodados, Spazio 1987 pertencia a uma Concessionária Fiat que fechou as portas. Permanece novinho em folha

Em março de 2020 publicamos aqui a história de alguns Fiats, Alfa Romeos e Peugeots zero quilômetro quer foram resgatados de uma antiga concessionária da Grande Buenos Aires – e que acabaram caindo nas mãos de uma certa Kaskote Calcos, um misto de autocenter e “caçadores de relíquias” da argentina.

E o Fiat 147 zero km acabou sobrando

E pelo jeito, os carros antigos zero km têm uma estranha atração pelos caras da Kaskote e vice-versa. Há dois meses eles encontraram um Fiat 147 do modelo Spazio 1987 que conta hoje com apenas 702 km rodados no odômetro.

Ele pertencia à Concessionária Fiat Oeste Automotores, da província de Santa Fé. A revenda acabou fechando ainda naqueles longínquos anos 1980, sem que tivesse tido tempo de vender esse Fiat 147. O carro foi então levado para uma propriedade rural, onde ficou guardado durante os últimos 35 anos, praticamente sem uso, dentro de um galpão.

Em fevereiro desse ano a equipe da Kaskote Calcos foi até lá resgatar o carro, sendo necessária apenas uma limpeza. Foi então possível comprovar que ele permanece em estado de novo. Nunca foi sequer licenciado. No perfil da empresa do Instagram é possível encontrar algumas postagens a respeito.

O canal argentino do Youtube “A toda velocidad” publicou esse vídeo no mês passado, em que entrevista um representante da Kaskote Calcos. Se você não entende espanhol, não tem muita importância. Embora as legendas pareçam estar com problemas, dá para entender alguma coisa.

Mas o mais importante mesmo é a sensação de ver imagens de um Fiat 147 quase zero km e novinho em folha.

A Fiat na Argentina

O Fiat 147 não é uma exclusividade brasileira. Ele chegou à Argentina em 1981, com exemplares importados daqui, mas já no ano seguinte passou a ser fabricado lá mesmo, pela Sevel.

No Brasil, o 147 parou de ser produzido em 1986, dando lugar definitivamente ao Uno, lançado dois anos antes. Mas na Argentina, a linha 147 permaneceu até 1996.

O modelo Spazio, que é o tema dessa matéria, foi lançado no Brasil 1982. Era uma versão mais sofisticada do 147, com acabamento superior, parachoques envolventes, apliques laterais, nova frente e lanternas traseiras maiores. Junto com ele nasceu também o Oggi, aquele 147 de “três volumes”. O Spazio teve vida bem curta, tendo sua produção encerrada em 1984.

Na Argentina, o Spazio foi produzido de 1984 a 1991. Visualmente é praticamente igual ao brasileiro, com mudanças apenas na mecânica. Houve lá inclusive uma versão movida a diesel.

Texto: Fernando Barenco
Fotos: Instagram
Video: Youtube


Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.