Clássicos em video

O dia em que um Opala bateu o recorde brasileiro de velocidade

Opala recorde brasileiro velocidade

Assista o vídeo! Feito aconteceu em 1991. Opala da Stock Car foi pilotado por Fábio Sotto Mayor e atingiu os 303 km/h

No dia 15 de outubro de 1991, o piloto da Stock Car Fábio Sotto Mayor, pilotando um Chevrolet Opala, bateu o novo recorde brasileiro de velocidade.

A façanha aconteceu na Rodovia Rio-Santos, em Bertioga-SP e reuniu mais de 30 pessoas entre cronometristas, fiscais, jornalistas e policiais, além de dezenas de curiosos que lotaram os trevos e as margens da estrada para ver de perto o carro com motor de 6 cilindros movido a álcool, preparado e com mais de 400cv.

Para a prova foram reservados cinco quilômetros. Os dois primeiros de aceleração e os dois últimos de frenagem. No quilômetro do meio foram colocados os dez equipamentos ligados a células fotoelétricas que fizeram as medições.

Foram três tentativas com duas passagens cada. Na primeira, por causa da perda do capô, o Opala perdeu velocidade. Mesmo assim chegou aos 288 km/h.

O melhor resultado ficou mesmo para a última tentativa: média de velocidade de 303 km/h e velocidade final de 315 km/h na melhor volta. Assista o vídeo.

Réplica do Opala do recorde brasileiro de velocidade

Estande da Dana da Autopar 2022


A Dana — que patrocinou a quebra do recorde em 1991 — está expondo uma réplica do carro durante a Autopar, a Feira de Fornecedores da Indústria Automotiva, que acontece até amanhã (14 de maio) em Pinhais, na Grande Curitiba – PR.  

Segundo a empresa, para a criação da réplica foram necessários dois anos de restauração e modificações em um Opala normal dos anos 1980, usado no projeto. É a primeira vez que o carro é mostrado ao público.

“Essa é mais uma homenagem que fazemos para outro feito icônico do automobilismo e dos brasileiros. Recuperar e contar novamente esta história emblemática que até então se resumia aos vídeos clássicos no Youtube é mais do que prestar o devido reconhecimento aos protagonistas do recorde brasileiro de velocidade”, afirmou o Diretor de Relações Institucionais, Comunicação e Marketing da Dana, Luis Pedro Ferreira.

O primeiro recorde

O primeiro recorde brasileiro de velocidade foi batido em 29 de junho de 1966, com o DKW-Vemag Carcará. Mas essa já é outra história.

Com informações e foto de Relações Públicas e Imprensa – Dana


Deixe seu comentário!

Novidades dos Classificados