Clássicos em video

Onde está o motor? Lembra do comercial da VW Variant? Essa é a versão ‘made in USA’, com Dustin Hoffman

VW Variant

Divertida propaganda de 1970 que marcou o lançamento da perua e seu motor plano já havia tido uma versão norte-americana de 1966, para o Type 3 Fastback

O impagável ator e comediante Rogério Cardoso estrelou — ao melhor estilo Rolando Lero — um dos mais criativos e divertidos comerciais da Volkswagen aqui no Brasil de todos os tempos. Era 1970 e a station wagon VW Variant estava sendo lançada. A propaganda destacava o primeiro motor boxer de configuração plana no Brasil, que por ser mais baixo que o convencional, permitia mais espaço para bagagens.

Mas esse roteiro já havia sido usado em um comercial da Volkswagen dos Estados Unidos em 1966. O ator escolhido foi o já consagrado Dustin Hoffman e o carro o VW Type 3 Fastback — a versão alemã do nosso TL.

Mera cópia? Não! É que a Volkswagen seguia um padrão mundial para sua propaganda, tanto para os anúncios impressos, quanto para filmes para a TV e outras mídias. Nos EUA a DDB – Doyle Dane Bernbach era a dona das contas da empresa alemã. No Brasil era a Almap, comandada pelo publicitário Alex Periscinoto.

Modéstia a parte, a versão brasileira ficou bem melhor, você não acha?


Veja também

Deixe seu comentário!

Novidades dos Classificados