Curiosidades

Artista cria cenários com miniaturas que se fundem a paisagens reais

Cenários miniaturas paisagens reais

É tudo uma questão de ponto de vista. Fotografadas em perspectiva, as imagens se harmonizam perfeitamente, ficando impossivel dizer o que é maquete e o que é de verdade

Desde os anos 1990 o americano Michael Paul Smith se dedica à criação de miniaturas incrivelmente realistas de automóveis dos anos 1920 aos 60 em escala 1/24. O sucesso de seu trabalho como artista, se transformou na coleção de fotos da cidade de Elgin Park. Ela não fica em nenhum estado norte-americano. É fictícia. Apenas fruto das lembranças de sua infância e existe só em sua imaginação.

Cenários miniaturas paisagens reais

Ao combinar suas miniaturas, maquetes de construções de época e o cenário real de sua cidade natal — Winchester, Massachusetts — Michael cria paisagens maravilhosamente convincentes, capazes de enganar os olhos até os mais observadores e detalhistas.

Não é exagero afirmar que sua arte atingiu o nível da perfeição. Caso desse cena de acidente entre um conversível e um trem


A magia do resultado vem com as fotos. Para fotografar seu trabalho, ele não utiliza um equipamento sofisticado e sim uma câmera amadora Canon de 14 megapixels, que segundo ele, custou US$ 250.00. Seu segredo — além é claro da perfeição dos carrinhos e das maquetes — é seu incrível senso de perspectiva, enquadramento e proporção, que faz com que a paisagem da cidade real se funda ao mini cenário de forma admirável.

Selecionamos para essa galeria alguns pares de fotos, onde é possível ver a montagem do cenário e o resultado final a seguir. Mas você pode se deliciar com inúmeras outras fotos de Michael em seu álbum do Flickr. Vale a pena!


Veja também

Deixe seu comentário!

Novidades dos Classificados