Clássicos em video

Video: Lançamento do Gurgel BR-800, em 1988

Entrevista com João Augusto Conrado do Amaral Gurgel ao programa Shop Tour, na apresentação do novo carro, durante Salão do Automóvel

No dia 1º de outubro de 1988 esse engenheiro e empresário de nome comprido — João Augusto Conrado do Amaral Gurgel — mostrava ao apresentador Luiz Galebe o Gurgel BR-800, seu sonho de um automóvel 100% brasileiro. A entrevista aconteceu durante o XV Salão do Automóvel.

Seu motor era um dois cilindros opostos refrigerado a água, batizado de Enertron. Com chassi tubular e carroceria em fibra de vidro, pesava só 640 quilos, podendo atingir 115 km/h. Foi pensado para uso urbano e viagens curtas e tinha na economia de combustível um ponto forte.

No Salão do Automóvel, foram apresentados dois modelos: além do Sedan (um dois volumes na verdade), note que havia a versão picape (vermelha), modelo que nunca entrou em produção.

A ideia de Gurgel era vender o BR-800 aos futuros acionistas, que ele esperava que chegassem a 10 mil. Chegou perto: cerca de 8 mil. No entanto, foram fabricados 3 mil BR-800 apenas, já que ele foi descontinuado em 1992, com o lançamento do Supermini.

Endividada, a Gurgel Motores pediu concordata em 1993 e acabou fechando definitivamente as portas no ano seguinte. João Augusto Conrado do Amaral Gurgel morreu em 2009.

Esse vídeo é um registro histórico de um importante capítulo de nossa indústria automobilística.


Veja também

Espalhe por aí!

Novidades dos Classificados