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VW Brasília e Puma GTi: dois brasileiros em Porto Rico

Brasília Puma Porto Rico

Modelos brasileiros refrigerados a ar têm ganhado a cada dia mais fãs mundo a fora, caso desses dois, que foram parar no Caribe

Cada vez mais vemos que os clássicos Volkswagens brasileiros e modelos afins vem ganhando a admiração mundial. Além do fenômeno chamado Kombi — que como temos mostrado aqui, estão sendo comercializadas a peso de ouro em leilões famosos ou em páginas de classificados não menos importantes — têm feito sucesso entre os colecionadores americanos, europeus e asiáticos modelos projetados e que só foram produzidos aqui, como por exemplo o VW SP2 e o Karmann Ghia TC.

Mas o sucesso internacional não é exclusividade desses modelos. O leque de opções tem crescido. Recentemente, por exemplo, publicamos uma pequena cobertura do Encontro Nacional do MP Lafer… na Alemanha!

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Eis que agora descobrimos meio por acaso no Facebook postagens interessantes sobre outros dois brasileirinhos com motores refrigerados a ar (ou “aircooled”, se preferir). A página que se chama EuroCrewPR, é de Porto Rico — território dos EUA no Caribe — e é dedicada aos modelos de marcas de origem europeia, como Porsche, Audi e Volkswagen.

Uma recém-chegada

O primeiro é um VW Brasília 1974, que acaba de chegar àquela ilha da América Central e ostenta ainda as placas Mercosul do Rio de Janeiro. Repare em uma das fotos, que inclusive ela permanece por baixo da nova placa de Porto Rico, que é menor. Pelo jeito, lá só é necessária a placa de licença na traseira. Note também a plaqueta da tradicional Concessionária VW Abolição.

De acordo com a postagem onde as imagens foram publicadas, o carro acaba de chegar do Brasil e pertence agora ao porto-riquenho Oscar Ortiz.

Tem interior vermelho, rodas esportivas Fuchs e volante também no estilo Porsche, suspensão levemente rebaixada com eixo dianteiro encurtado e escapamento esportivo. Todo o restante é original.

Mais de 20 anos na Ilha

O outro aircooled brasileiro longe de casa é o Puma GTi, que de acordo com a postagem é um 1986, mas essa informação pode não estar correta. É que o modelo GTi do Puma foi oficialmente produzido só de 1980 até 1984.
No entanto, foram fabricados alguns pouquíssimos exemplares através do chamado Kit Puma: o proprietário entregava o conjunto chassi/mecânica (aliás de VW Brasília!) e a fábrica montava o carro. Nessa época a Puma já havia sido vendida para a Araucária e a fábrica foi transferida para o Paraná.

Mas voltando ao nosso Puminha azul caribenho, ainda de acordo com a postagem, ele já está por lá há muito tempo: pertenceu ao pai do atual proprietário, Jeffrey, durante 20 anos. Provavelmente foi importado zero km. A Puma exportou muitos carros. Pena que dele publicaram apenas três fotos.

Fotos: Gabriel Gonzalez – Eurocrew
Texto e edição: Fernando Barenco


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