Você toparia converter seu VW refrigerado a ar? Nesse vídeo bem explicadinho, saiba o passo a passo de como converter um clássico VW ‘air cooled’ num moderno carro elétrico com motor Tesla
O carros elétricos chegaram definitivamente para ficar. As principais marcas mundiais estão investindo pesado nessa tecnologia. A Volkswagen, por exemplo, espera se tornar a maior fabricante de veículos elétricos do mundo. Inclusive acaba de anunciar que não irá mais investir no desenvolvimento de novos motores a combustão.
Muitos fãs de carros antigos — a maioria talvez — torce o nariz para essa modernidade. De fato, nada substitui o ronco do motor, a troca de marchas, a mancha de óleo na garagem, o cheiro de gasolina.
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Mas é fato também que o futuro dos bons e velhos clássicos a combustão como veículos — “rodantes” — é incerto. Escassez de combustível, legislação e outros motivos ainda imprevistos, podem impedir que eles circulem. Por isso, nada nos resta a não ser começarmos a pensar num Plano B, se quisermos continuar curtindo nossos antiguinhos pelos próximos anos.
E não demorará para testemunharmos a participação cada vez maior de versões elétricas de clássicos em encontros de carros antigos.
Então, é hora de ir se inteirando sobre o assunto, para num futuro que pode ser bem próximo, converter aquele seu Volkswagen ar do século passado, em um moderno veículo padrão Século XXI.
Destaques dos classificados
Volkswagen Tesla
Um bom começo é assistir esse vídeo de cerca de meia hora que mostra nos mínimos detalhes como foi feita a conversão de um VW Karmann Ghia, usando um motor elétrico Tesla de última geração e componentes do famoso Prius, o híbrido Toyota.
O trabalho foi feito pela EV West, uma conversora com sede na Califórnia – EUA. É tudo muito didático e bem explicado, fazendo com que a conversão pareça algo muito fácil, limpo e rápido. Mostra um a um, todos os componentes usados e suas especificações, traz gráficos e esquemas e até uma detalhada configuração do instrumento que controla a parafernália. Que aliás, é instalado no painel do Karmann Ghia e combina perfeitamente com os instrumentos originais.
Dá até vontade de fazer tudo em casa! O problema ainda é o alto custo. A própria EV West vende em seu site o kit de conversão, que custa US$ 7.598, o equivalente a cerca de R$ 42 mil. Fora as baterias, que precisam ser compradas à parte. Aí fica pesado!
Texto e edição: Fernando Barenco
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