Curiosidades

Guido Cé: a empresa gaúcha que transformava pick-ups nos anos 1960

Pick-ups Guido Cé

Com sede na pequena Encantado, essa Concessionária Ford desenvolvia caprichadas versões de furgões e pick-ups de cabine dupla

Muito antes de empresas famosas como Brasinca, Souza Ramos, Engerauto e Sulam nos anos 1980, uma pequena companhia familiar já se aventurava na transformação de veículos nacionais originais. No caso, pick-ups Ford da Linha F, na década de 1960.

Estamos falando da Guido Cé (com C mesmo), uma concessionária Ford fundada nos anos 1930 com sede na pequena cidade gaúcha de Encantado. Empresa que segundo apuramos, não existe mais.

Essas fotos encontramos nas Redes Sociais sem a autoria. São todas em preto e branco. Na que escolhemos como principal, demos uma colorizada, para fazer uma graça…

Sobre as transformações em si, não conseguimos descobrir muita coisa. O trabalho era feito por encomenda e possivelmente com poucas ou mesmo apenas uma unidade de cada. Note que não há duas pick-ups iguais nessas fotos. São caminhonetes de cabine dupla e furgões de passeio ao estilo da Willys Rural e da Chevrolet Amazona. Algumas eram literalmente adaptadas em automóveis, com a transformação da caçamba em porta-malas. Uma delas, aliás, usa a tampa do Aero Willys — com o emblema em ‘W’ e tudo.  

Os projetos de customização eram muito bem planejados e executados. E os resultados bastante harmoniosos.  Percebe-se o uso de componentes de outras marcas ou mesmo das próprias pick-ups, mas em outras posições. Caso de vidros e portas.

Há fotos em que aparecem os nomes de outras empresas: Fábrica de Carrocerias Sturm & Cia, de Novo Hamburgo-RS e Carrocerias Sul. Isso sugere que o serviço poderia ser terceirizado.

Quantas pick-ups dessas teriam sido produzidas? Por onde andarão atualmente?

Cartas para a redação!

Deixe seu comentário!

Tags

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados