Curiosidades

Isettacarro 500: o Isetta que virou pick-up

Isettacarro 500

Fabricado na Espanha e com capacidade de carga de 500 kg, esse gracioso utilitário esteve disponível em várias outras versões

Lançado pela Iso na Itália em 1953, o Isetta — que também foi produzido aqui no Brasil com o nome de Romi-Isetta — logo ganhou uma versão utilitária que podia acomodar sobre seu chassi alongado vários tipos de carroceria: pick-up, furgão, basculante, entre outros. Posteriormente, essa versão passou a ser fabricada na Espanha, sob licença, pela Iso Motor Italia S.A – Madrid. Lá ganhou o nome de Isettacarro 500.

Com capacidade de carga de 500 quilos (daí o nome), o Isettacarro era um Isetta tradicional que teve a traseira cortada na altura da janela e o que sobrou foi fechado com um painel reto de metal com uma pequena janela, formando a cabine. O chassi tubular foi estendido e reforçado para suportar a carga extra. O motor era o original Iso monocilíndrico de dois tempos, 300 cc, que rendia 13cv. Tração traseira. Comprimento total de 3,4 metros e peso total de 450 quilos — contra 220 do Isetta. Como nos Isetta de passeio, a porta continuava única e frontal. O teto solar foi mantido.

Estima-se que tenham sido fabricados 1.900 Isettacarros 500, entre 1954 e 1958, nas diversas versões de carroceria. O graciosa pick-up azul com caçamba de madeira das fotos acima foi produzido em 1957 e pertenceu ao Microcar Museum, que fica na pequena cidade americana de Madison, no estado da Georgia. Atualmente pertence a uma grande coleção e será leiloado pela RM Sothebys’ em outubro deste ano. A estimativa é que seja vendido por algo em torno de US$ 20 mil.

Abaixo, algumas fotos adicionais variadas desse diminuto utilitário.

Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: RM Sotherbys e web

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