Clássicos em video

O casamento da Ford com a Willys

 

Nesse filme histórico de Jean Manzon, a fusão das duas marcas e o desenvolvimento do misterioso “Projeto M”. Sabe o que foi?

1967. Em vídeo institucional produzido pelo cineasta Jean Manzon (e restaurado pela DANA há alguns anos), a Ford — que acabava de obter o controle acionário da Willys Overland do Brasil — desmente os boatos de que a produção do Aero, Rural, Jeep e demais modelos Willys estava com os dias contatos.

Logo no início, o filme recheado de imagens da linha de montagem, reforça a ideia de continuidade, falando inclusive de um tal “Projeto M”, que caminhava desde 1965, numa parceria Willys/Renault (do mesmo modo que aconteceu com o Gordini e o Interlagos).

Assim, em 1968 era lançado o Corcel, compacto de sucesso da marca Ford, mas com forte DNA Willys. Os primeiros exemplares ainda saíram da linha de montagem com vidros com a logo Willys gravada.

Quanto à continuidade dos demais modelos herdados,  de fato a Ford cumpriu a promessa propalada no vídeo: Aero Willys, Itamaraty e Rural continuaram a ser produzidos até o início dos anos 1970. Já a Pick-up F-75 e o Jeep permaneceram em produção em 1983.

Enquanto isso, nos Estados Unidos, a matriz da Willys Overland percorreu um caminho bem diferente, passando pelas mãos da Kaiser e da American Motors, até se transformar na marca Jeep através da Chrysler, que hoje pertence ao grupo FCA, liderado pela italiana Fiat.

De veículo militar a SUV de luxo: a cronologia do Jeep

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados