Colunista Convidado

Agora tem Clube de Puma na Argentina

Puma Club Argentina

O Puma Clube do Rio de Janeiro – PUMA RIO, foi a Buenos Aires para visitar a AutoClasica — a maior Exposição de carros antigos da América do Sul — e com a missão de fundar o PUMA CLUB ARGENTINA, missão, aliás, concluída com êxito.

Mas, vocês devem estar se perguntado como é que isso começou né? Então vamos lá!
Há alguns anos, na gestão do então Presidente César Costa, o PUMA RIO abraçou a ideia de seu Vice, Armando Fonseca, de criar um grupo no Whatsapp destinado a fornecer orientações aos afiliados do Clube e aos amantes dos Pumas em geral, para manutenção e, em muitos casos, para a reconstrução dos seus carros. Na verdade, a falta de experiência no assunto foi a mola motora da ideia.

Daí nasceu no aplicativo o grupo PUMA CORREIO TÉCNICO que logo se tornou um sucesso e já há algum tempo “estourou” o número de participantes, pois recebemos adesões de todo o País e de alguns estrangeiros também. Entre estes últimos conhecemos, por exemplo, o Gaston, do Uruguai, Martin da Holanda (sócio do Puma Clube da Alemanha) e o Ariel Sanches da Argentina. Gaston esteve aqui no Rio ano passado, quando realizamos 14º Encontro Nacional do PUMA e voltou para o Uruguai com um Puma comprado aqui. Martin vem muito ao Brasil e sempre aparece em nossos Encontros e sempre leva algumas peças para seu Puma na Holanda.

Ariel Sanches, argentino de Rosário, entrou no grupo para buscar informações para a reconstrução de um Puma, comprado na Argentina mesmo, que estava em muito mal estado. Nosso grupo foi ajudando e o Puma dele foi renascendo e, em paralelo, foi nascendo uma grande amizade, mesmo que a distância, sedimentada pelo amor aos Pumas.

Pedimos que Ariel procurasse levantar o número de Pumas existentes na Argentina e ele conseguiu descobrir, até agora, a existência de 9 (nove) Pumas em condições de uso e rodando pelo País e mais alguns passíveis de restauro. Ora, pensamos, já é um bom número e se oferecermos um maior apoio, tal número pode até crescer. Então, nosso Presidente Maurício Pontual, apresentou a ideia de replicar nosso Clube lá, em plena Argentina. Se há uma coisa que a turma do Puma Rio gosta, além de Pumas, é de uma festa e de fazer amigos no antigomobilismo, então a ideia foi aprovada por todos rapidinho e resolvemos apadrinhar um Clube do Puma lá.

Como sabíamos da agenda da AutoClasica, combinamos que iríamos aproveitar a data para irmos a Buenos Aires e fundar o Puma Club Argentina, indicando o Ariel Sanches para Presidente e acatando sua indicação de Maximiliano Nesis, também argentino e proprietário de Puma, para Vice-Presidente do Clube a ser criado.

E cuidamos de todo início, criamos uma logo para eles, confeccionamos camisas com as cores da Argentina (algumas com a logo deles e outras para nosso grupo usando as mesmas cores, mas com uma adaptação da nossa logo para o evento) e, é claro, editamos também a Ata de Fundação do Puma Club Argentina.

Tudo Combinado, marcamos para o dia 12 de outubro a cerimônia de Fundação que ocorreria em plena AutoClasica, às 12h, no Stand da Asociacion Amigos del  Escarabajo – Argentina (Escarabajo = Besouro, Fusca). E convidamos representantes de outros Puma Clubes brasileiros para que participassem do evento.

Tudo bem planejado, viajamos e chegamos a Buenos Aires a tempo de ver a abertura da AutoClassica no dia 11 de outubro, mas uma chuva forte e intermitente atrapalhou a visita e nos trouxe a dúvida sobre a data marcada, uma vez que a previsão do tempo dizia que no dia seguinte, 12, cairia uma tormenta.

Bem, o velho jeitinho brasileiro prevaleceu e, em cima da hora, trocamos o local, remarcamos a cerimônia para as 10h do dia 12 no lobby de nosso hotel. Telefona daqui, telefona dali e conseguimos avisar a todos. E foi o melhor que poderíamos ter feito mesmo, pois no dia 12 a chuva foi tão forte que AutoClassica nem foi aberta ao público.

E, para surpresa dos demais hospedes do Hotel, fizemos uma bela festa com mais de 50 pessoas, entre o grupo do Puma Rio, os convidados argentinos e representantes de outros clubes, como Ciro Marques e Luiz Bernardo Calderari, do Puma Clube do Brasil. Tudo correu muito bem e o ponto alto da festa foi o batismo da Ata… Com cerveja…

Agora cabe ao Ariel e ao Maximiliano tocarem o Club para frente, chamando sócios e criando um ambiente de coleguismo, amizade e troca de conhecimento como encontraram em nosso Clube.

Quem sabe voltaremos lá no ano que vem… ihh, não vai dar, ano que vem fomos convidados para participar do Encontro Anual Itinerante do Puma Clube da Alemanha que ocorrerá na Holanda. Mas isso é uma outra história, quando voltarmos de lá contaremos para vocês.

Um abraço de fibra e forte.

Fernando Arduini
facebook.com/pumaclubedorio

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados