Repórter Maxicar

Recém lançado livro sobre a Puma, já está na 2ª edição

Puma

“Puma – A Pequena Atrevida e sua Grande História” foi lançado em abril e a primeira edição se esgotou rapidamente

Juan Dierckx entrou em contato conosco em abril para nos contar sobre seu novo livro, “Puma – A Pequena Atrevida e sua Grande História”, que seria lançado oficialmente durante o 6º Encontro Puma Clube Sorocaba – SP, que aconteceu no dia 21 daquele mês. Em 2021, já havíamos publicado uma matéria sobre seu ótimo “VW SP — a história de um ícone”, que alcançou grande sucesso.

Puma

O livro contém quase mil imagens

Dias depois do lançamento, Juan entrou em contato novamente conosco. Queria nos enviar um exemplar de sua nova “cria”. Como sempre fazemos, nos propomos a escrever uma matéria. Essa que você lê agora! Mas, para nossa surpresa, junto com o livro, recebemos do autor a recomendação para que não publicássemos nada ainda, já que a primeira edição já havia se esgotado e que ele nos avisaria quando a 2ª edição ficasse pronta. Foram vendidos em duas semanas!

Ficamos impressionados! Mas, a repercussão que teve a matéria de divulgação do lançamento que havíamos publicado algumas semanas antes, já nos dava pistas que esse segundo livro de Juan também alcançaria êxito. Algumas pessoas, inclusive uma de Portugal, entraram em contato conosco interessadas em adquirir a obra.

Isso só nos faz comprovar o sucesso que os esportivos da Puma fizeram no passado e o quando são admirados até hoje, por entusiastas não apenas do Brasil, mas dos vários países para os quais nossos carismáticos esportivos foram exportados.

Os mais variados aspectos dessa histórica fabricante brasileira, no novo livro de Juan Dierckx

VW Voyage LS 1.6 1986
R$ 50.000,00

Mercedes-Benz 300 SL 1992
R$ 195.000,00

VW Kombi 1973
R$ 150.000,00

Ford Verona GLX 1.8
R$ 30.000,00

VW Fusca 1964
R$ 39.000,00

Ford LTD 1978
R$ 86.000,00

VW Fusca 1300L 1977
R$ 35.000,00

R$ 49.000,00

FNM 2000 JK 1963
R$ 175.000,00

Um “livraço” sobre a Puma

Trata-se de um “livraço”, tanto na forma quanto no conteúdo. “Puma – A Pequena Atrevida e sua Grande História” tem 408 páginas em formato 21X28 cm, encadernação com capa dura com dizeres em dourado e miolo impresso em papel couchê da melhor qualidade, repleto de fotos de época.

Nós, aqui no Maxicar, nos referimos a esse fora-de-série como ‘o’ Puma. Mas, muita gente o trata no feminino: ‘a’ Puma. Então, antes de falarmos um pouco sobre o conteúdo da obra, é interessante esclarecer que “a pequena atrevida” do título é a empresa Puma, a fabricante de automóveis. E não o carro.

Tudo começou no dia 25 de agosto de 1963, quando quatro sonhadores apaixonados por velocidade — Rino Malzoni, Mário César de Camargo Filho (o Marinho), Milton Masteguin e Luiz Roberto Alves da Costa — assinaram o contrato de criação da Sociedade de Automóveis Lumimari Ltda, que três anos depois viria a ser rebatizada de Puma Veículos e Motores Ltda. “A história da Puma é riquíssima, complexa, apaixonante. Cheia de mistérios e incertezas… um emaranhado de acontecimentos e, principalmente, um amálgama de talentos”, afirma o autor na introdução do livro.

Colaborações preciosas

A fábrica através das lentes do jornalista Karl Ludvigsen

Para o processo de produção de “Puma – A Pequena Atrevida e sua Grande História”, ele contou com a preciosa colaboração de várias pessoas, algumas delas que viveram aquela época, seja como antigos funcionários, seja como descendentes, como por exemplo Kiko Malzoni, filho de Rino; Newton Masteguin, filho de Milton; Ronaldo Brochado, engenheiro mecânico que trabalhou na Puma entre 1973 e 1979; Miguel Crispim, o “mago dos motores DKW, entre muitos outros. A participação dessas pessoas foi fundamental para contar a história e enriquecer o livro com suas centenas de fotografias. “Isso deu uma consistência muito grande ao material, porque eles verificaram. Então, posso dizer que temos a história da Puma contada de maneira confiável”, nos contou Juan.  

Foram dois anos e meio de trabalho. 408 páginas divididas em nada menos que 36 capítulos, que vão desde o início do sonho, com os primeiros esboços de carros esportivos feitos por Rino Malzoni na famosa Fazenda Matão, até a tentativa frustrada de recuperação da marca Puma pela Alfa Metais, a partir de 1988.

Puma: fatos curiosos

Um capítulo bastante extenso, com 25 páginas, mostra o processo de fabricação e os aspectos da fábrica, com magníficas fotos de Karl Ludvigsen um renomado jornalista norte-americano, que se apaixonou pela Puma. Outra passagem interessante é a fase inicial, com os Pumas-DKW e a fase de transição para o novo modelo com chassi e mecânica Volkswagen. Tem a ainda o capítulo sobre o Puma 4R, com três exemplares fabricados por encomenda da Revista Quatro Rodas para um sorteio (e seus três derivados “bastardos”).

E ainda: o Puma nos rallies e nas pistas, as exportações, a linha de caminhões, a fabricação do Puma na África do Sul, os projetos de carros que nunca chegaram às ruas, o início do declínio em 1980, e muitos outros aspectos.

O autor nos confessou que um dos capítulos que mais gostou de fazer foi o das curiosidades. São 30 páginas repletas de detalhes pitorescos e pouco conhecidos por grande parte dos ‘pumeiros”. Ao todo 78 tópicos!

Mas ao longo da leitura, ainda conseguimos pinçar inúmeros fatos curiosos espalhados pelos quase 40 capítulos. Por exemplo, você sabia que:

Jorge Lettry em viagem pela Europa em 1969

Em 1969 o ex-chefe da Equipe DKW de Competições e então sócio da Puma Jorge Lettry fez uma viagem de 25.500 km, de Puma pela Europa que durou 90 dias e passou por diversos países, até cruzar o Círculo Polar Ártico?

Que durante alguns meses de 1980 a Puma teve como mascote em sua fábrica em São Paulo um Puma de verdade (o animal)?

Que a Puma quase lançou uma versão do pequeno carro oriental Daiatsu Cuore em versão com carroceria em fibra de vidro?

Capítulo sobre a fabricação de caminhões

Que além de inúmeros modelos de caminhões movidos a combustíveis fósseis, a Puma produziu em 1981 o primeiro caminhão elétrico do Brasil, batizado de Eletron?

Que a Puma forneceu chassis para ônibus a diesel, que foram encarroçados pela Marcopolo e pela Caio?

Que entre 1964 e 1991, a Puma lançou nada menos que 22 modelos de automóveis, além de diversos modelos de caminhões?

Texto e edição: Fernando Barenco


“Puma – A Pequena Atrevida e sua Grande História”

  • Autor: Juan Dierckx
  • Formato: 21×28 CM
  • Páginas: 408
  • Acabamento: Encadernação com capa dura
  • Valor: R$ 250,00 + frete
  • Encomendas:
    Diretamente com o autor: Pelo whatsapp (14) 98837-9683 / o email juan.dierckx@gmail.com
    Pela Amazon    /   – Pelo Mercado Livre

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados

Volta Redonda 2024